EA Sports FC 25: vale a pena?
Com nova abordagem tática e modo inspirado na King's League, EA Sports FC 25 pode ser um golaço da franquia
“Isso não é futebol, é FIFA”.
Este é um mantra que costumo repetir para os meus amigos – Bruno, Davi, Gustavo, Jean, Nathan, Vinícius – que, há anos, dividem os lobbies de (Pro) Clubs comigo. Mas talvez, em EA Sports FC 25, estejamos vendo o menor gap entre a realidade e o virtual que já houve nos mais de 30 anos da série de games de futebol.
E aqui não estou dizendo que o jogo é perfeito e super fiel à realidade. É claro que ele ainda tem coisas “que só acontecem no FIFA”. Sim, vai parecer que tem handicap em algumas ocasiões. Sim, haverá momentos em que você vai querer varar seu DualSense na parede. Só que, no fim das contas, a evolução é muito perceptível.
Porém, é preciso jogar para entender. Até por isso, peço desculpas pela análise não ter saído na semana passada – mas EA Sports FC 25 não é um game para ser avaliado em dois dias. Até mesmo uma semana, que é exatamente o tempo de jogo que tenho com ele (com pouco mais de 60 horas), parece pouco.
Teste de QI
Especialmente porque a grande maioria do público sequer entrou no game ainda, já que o lançamento oficial é nesta sexta-feira, dia 27. E para um jogo como EA Sports FC 25, isso é muito importante. Afinal, a grande graça do gameplay – pelo menos, para mim – é o online. Mas com o acesso antecipado já deu para entender razoavelmente bem como ele é diferente do seu antecessor.
E se você realmente gosta de jogos de futebol e quer se dedicar a ele, não acredite no papo de que “é a mesma coisa todo ano”. É claro que é parecido – até porque o futebol é o mesmo futebol todo ano, né? – mas temos diferenças bastante impactantes nesta temporada. Especialmente por conta do FC IQ, novo sistema tático que realmente faz uma grande diferença na jogabilidade.
Este é o grande game changer de EA Sports FC 25.
Afinal, uma reclamação comum sobre os jogos da franquia era o fato de o aspecto tático não ser tão valorizado. Pois bem, agora é exatamente o oposto. Se você não gosta deste lado do futebol, vai ter dificuldades para equilibrar seu time, especialmente no Ultimate Team. Ou então pode simplesmente importar alguma tática pronta de um criador de conteúdo ou pro player – novo recurso bastante interessante que foi adicionado ao game.
Agora, para quem curte, é um prato cheio. É extremamente divertido brincar com todas as possibilidades que o game oferece na combinação de formação e instruções para o time, além de posição e função para cada jogador. Fazer ajustes nestes pontos para encontrar o melhor time possível de acordo com seu elenco é incrível. Ainda mais ao entrar em campo e ver que tudo ocorre como você planejou.
E, se os jogadores estão mais disciplinados do que nunca no campo de EA Sports FC 25, você também precisa ser.
A marcação por pressão e a dobra, por exemplo, estão extremamente eficientes – porém, ao mesmo tempo, super vulneráveis. Sabe aquele questão de quanto maior o risco, maior a recompensa? Então, faz muito sentido aqui. A criação de jogadas é muito recompensadora, e fazer um time ofensivo pode dar excelentes resultados. Só que é preciso ser muito certeiro. Tabelas e dobras funcionam, mas deixam espaço. Se você perder a bola, esquece.
Mas é claro que há algumas mecânicas mais “quebradas”, que podem fazer a melhor estratégia ir por água abaixo. Tem um boost de velocidade que pode ser ativado após segurar o L1 por um tempo e logo depois apertar o R2, por exemplo. Além disso, os PlayStyles+ estão mais importantes do que nunca. São mais raros e realmente fazem a diferença. Especialmente nos defensores e nos passes.
Ainda é muito cedo para falar em “Meta”, mas parece que passes rápidos e lançamentos precisos estão funcionando super bem. O que, é claro, pode mudar a qualquer momento quando a EA resolver lançar uma atualização para acelerar o ritmo do jogo – que, como em todo ano, está mais lento do que estávamos acostumados (o que é bastante positivo).
Rush, baby, rush!
Agora, se você quer se preocupar menos com Ultimate Team e Carreira, onde as táticas fazem mais diferença, especialmente como Manager, deixe-me espalhar a palavra do Rush – provavelmente, a melhor invenção da EA Sports desde sua genial ideia do Ultimate Team. Substituindo o VOLTA e trazendo uma pegada de King’s League, o novo modo é incrível. Simples assim.
Campinho reduzido, 5×5 (quatro players humanos e um goleiro bot em cada time), regras diferentes (cartão azul, shootout) e muita, muita diversão. Desde que seu time saiba o que está fazendo e não vá todo mundo para o ataque que nem maluco. Com amigos, então, é uma baita experiência. Porque você pode combinar quem vai subir mais, quem vai ser o cara dos desarmes, e disputar partidas super intensas e divertidas.
Especialmente porque há mais de uma maneira de jogar o Rush. No Ultimate Team, usando jogadores da sua equipe, dentro de limitações impostas a cada semana, e no Clubs, com os personagens criados para o modo 11×11 – que continua também proporcionando uma jogatina bacana com a galera. Com novos menus, mais objetivos e recompensas, além de uma personalização maior do personagem.
E algo que valoriza ainda mais tudo isso é o fato de que EA Sports FC 25 também é o jogo mais integrado da história da franquia. Isso porque foi implantado um passe de temporada com objetivos que rendem Season Points, que podem ser usados para resgatar recompensas de todos os modos – Carreira, Clubs e FUT. Ou seja, não importa em qual deles você se dedique mais, sempre haverá bônus também disponíveis nos outros.
Para quem foca no UT, é uma excelente maneira de continuar alcançando objetivos e recompensas depois de “fazer tudo o que tem pra fazer” na semana – 12 partidas de Squad Battles, 45 pontos de Division Rivals e o FUT Champions. Para quem se dedica ao modo, após completar tudo isso, fica um vazio – que pode ser preenchido justamente pelas “missões” semanais dos outros modos.
Outro ponto que merece elogios é a atmosfera do jogo. Também cada vez mais próxima da vida real. É claro que para quem joga mais rushando no online, isso talvez não faça tanta diferença, mas no Modo Carreira – que tem até a opção de clima dinâmico – é muito bacana. A apresentação, a torcida, a trilha sonora. A combinação é bastante agradável em EA Sports FC 25.
Falando em carreira, a opção de fazer uma escolhendo um ICON é bem interessante. Especialmente quando se fala de nomes como David Beckham, Ruud van Nistelrooy e, principalmente, Ronaldo. Como seria o Ronaldo prime nos times de hoje? Você pode testar – sem gastar milhões e milhões de coins no UT, simplesmente começando uma carreira com ele.
Mas é claro que nem tudo é perfeito. Os menus, por exemplo, estão complicadíssimos. Houve uma atualização recente que até melhorou algumas coisas, mas os travamentos e as incontáveis vezes em que é preciso fechar o jogo para voltar novamente – ao cumprir um objetivo ou resgatar uma recompensa, por exemplo – são bem decepcionantes, ainda mais levando-se em consideração que trata-se de um jogo de PS5.
E o próprio FC IQ não é perfeito. O sistema é maravilhoso, porém falta liberdade. Quase tudo é pré-definido. Você até tem liberdade de escolher algumas coisas para os jogadores, porém dentro de padrões já estabelecidos – o mesmo com formações. Seria bacana poder mexer, como no Football Manager, por exemplo, em literalmente tudo. Se eu quisesse montar um 3-1-2-3-2, com um ponta abertaço e o outro nem tanto, eu deveria poder.
EA Sports FC 25: vale a pena?
EA Sports FC 25 traz a sensação de ter um gameplay mais desafiador e, teoricamente, justo. E, no fim das contas, é isso o que importa. A busca pelo realismo é quase que utópica – até porque estamos falando de um videogame, não de uma transmissão de TV de um jogo real. Então é claro que é preciso ter alguns elementos mais arcade e algumas mecânicas que tornem o jogo mais divertido.
Ou seja, nunca vai ser futebol. Sempre vai ser FIFA – ou melhor, FC.
E, pelo menos nesta primeira semana, parece que EA Sports FC 25 acertou nesta balança. Para quem deseja algo mais “hardcore“, digamos assim, temos as variações táticas e o Modo Carreira de Manager robusto. Para quem prioriza mais sua diversão, dá pra focar na Carreira de Jogador, no Clubs e no Rush. E o Ultimate Team consolida tudo isso, com recompensas melhores e uma Weekend League que promete ser a mais desafiadora da história quando começar.
Então, sim, vale a pena comprar EA Sports FC 25. Apesar de, novamente, ser necessário frisar: ainda é muito cedo. Vamos aguardar e torcer para que as próximas semanas sejam tão animadoras quanto a primeira. Aí será um golaço!
Veredito
Vantagens
- Gráficos e apresentação mais bonitos do que nunca
- FC IQ introduz novo aspecto tático diferenciado
- Rush é um dos melhores modos já feitos em jogos de esportes
- Gameplay está mais desafiador e, teoricamente, mais justo
- Integração de recompensas entre os modos de jogo
Desvantagens
- Travamentos nos menus incomodam demais
- FC IQ poderia ter mais liberdade na criação de táticas