Review

Blizzard Arcade Collection: vale a pena?

Lost Vikings, Blackthorne e Rock N' Roll Racing são revividos para essa coletânea

por Raphael Batista
Blizzard Arcade Collection: vale a pena?

A nostalgia é um sentimento forte! Um perfume que lembra bons momentos vividos no passado ou uma fotografia que traz saudades de alguém são sensações capazes de mexer com o coração de todos. Não diferente disso, os jogos possuem o mesmo poder, ainda mais casos como o de Blizzard Arcade Collection que são tão fiéis ao conteúdo original.

A coleção oferta três títulos clássicos (Lost Vikings 1, Rock N’ Roll Racing e Blackthorne) em suas versões clássicas e também em modelos definitivos com visuais melhores trabalhados e controles atualizados. É uma homenagem aos games que marcaram a infância de muitos, mas se restringe somente a isso.

A falta de troféus e quaisquer elementos online, como quadro de líderes ou partidas multiplayer, torna a coletânea menos atrativa. No entanto, quem deseja ressuscitar as experiências do passado estará à frente de um banquete divertido e também desafiador.

Três em um

Na coletânea, os jogadores podem acessar três games completamente diferentes entre si. Além disso, cada jogo possui versões específicas, como Lost Vikings que tem as edições de SNES, Genesis e a definitiva. São opções que oferecem visuais e até conteúdos variados, como episódios adicionais.

Lost Vikings mostra a história de três vikings que foram abduzidos por uma nave alienígena e precisam da inteligência do jogador para resolver os puzzles e enfrentar os monstros. Cada personagem possui habilidades específicas, como defesa de projéteis ou pular sob obstáculos, e é necessário alternar entre eles para superar as fases.

1
Lost Vikings é engraçado, desafiador e bem inteligente.

Rock N’ Roll Racing mistura os veículos armados até o chassi com músicas agressivas. Em uma visão aérea, os jogadores se enfrentam e precisam de boas colocações para chegar aos campeonatos de elite.

O último game é Blackthorne, um título de aventura/ação em 2D com mecânicas legais de tiros, puzzles e exploração dos cenários. O protagonista consegue obter upgrades para armas e movimentação, e cada cenário oferece inimigos com comportamentos específicos.

Por mais que os visuais clássicos sejam comuns entre todos os games, eles oferecem experiências diferentes em gêneros únicos. É uma forma de valorizar a coletânea para não haver jogos extremamente semelhantes.

Uma homenagem aos dias clássicos

Blizzard Arcade Collection não quer repaginar os jogos antigos ou entregar uma nova visão, mas sim, resgatar os mesmos sentimentos nostálgicos. A coletânea conta com, no máximo, uma edição definitiva de cada game para ter visuais melhores, mas de resto, tudo continua a mesma coisa.

É nesse ponto que o produto fica na superfície do que poderia apresentar. Para quem quer um conteúdo além da nostalgia, não encontrará nada de tão inédito. Não há um componente online para disputas entre amigos ou a possibilidade de compartilhar tempos de speedrun, por exemplo. Tudo parece fazer referência à época na qual o videogame era exclusivamente local.

2
Quer jogar à maneira antiga e utilizar códigos para retormar em áreas específicas? É possível também!

Além disso, outra ausência em Blizzard Arcade Collection são os troféus. Os três jogos não contam com as famosas conquistas do sistema PlayStation, tornando as experiências ainda menos atrativas para quem deseja realizar 100% ou explorar todos os segredos. O único objetivo dos títulos é justamente chegar ao fim e curtir os créditos rolando.

Essa decisão faz sentido por focar na nostalgia, que tenta reproduzir a mesma sensação do passado. No entanto, a coletânea acaba oferecendo um conteúdo bastante limitado com duração máxima de até dez horas.

Por outro lado, há algumas ideias interessantes, como o “Modo TV” em que o jogador assiste o gameplay do título escolhido e pode assumir o controle do personagem a qualquer momento. É uma forma de ajudar a passar de uma área difícil ou até mesmo tornar a conclusão mais rápida.

Um conteúdo especial são os vídeos de bastidores e entrevistas com os desenvolvedores da Blizzard. É uma área especial para os fãs conhecerem um pouquinho mais do processo criativo da companhia e como surgiu a ideia dos títulos clássicos. Além disso, é possível reproduzir as principais faixas de todos os jogos disponíveis na coletânea.

3
Recursos especiais foram adicionados à coletânea.

O preço da saudade

A coletânea está disponível somente na PlayStation Store pelo preço de R$ 79,90 e o valor faz jus ao seu conteúdo restrito. Há uma opção mais cara chamada de “Celebration Collection” que concede itens de jogo de Diablo III e Overwatch além dos games clássicos, mas basicamente, ambas as edições oferecem o mesmo.

É um custo justo diante do que possui, afinal, os jogadores só conseguem acessar os modos offline. O Rock N’ Roll Racing conta com a possibilidade de dividir a mesma tela para jogar com um amigo, porém, os principais modos de todos os games são o single player.

Imagem com carros na linha de partida o jogo Rock N Roll Racing pertencente ao Blizzard Arcade Collection
As corridas em Rock N Roll Racing continuam disputadas e divertidas.

A falta de atrativos adicionais podem afastar aqueles que buscam jogos pelos troféus ou para disputarem os números com a tabela de líderes, mas a coletânea deve agradar quem busca por experiências mais simplificadas e focadas na campanha.

Além disso, como os títulos clássicos, não espere por desafios pouco elaborados. Na verdade, jogadores que jamais tiveram um contato com esses games vai sofrer um pouquinho porque não há tutoriais, dicas ou poderes fáceis. Tudo acontece na base da raça e das tentativas.

Blizzard Arcade Collection faz bem o que se propõe a fazer, embora tenha perdido a chance de colocar elementos de interação. No entanto, quem busca reviver experiências clássicas da forma mais natural possível se divertirá bastante com os três joguinhos!

Veredito

Blizzard Arcade Collection
Blizzard Arcade Collection

Sistema: PlayStation 4

Desenvolvedor: Blizzard

Jogadores: 1

Comprar na Amazon
75 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Sentimento nostálgico forte
  • Opções de visuais atualizados
  • "Modo TV" para experiências mais velozes
  • Desafios legais e inteligentes
  • Multiplayer local
  • Localização PT-BR
Desvantagens
  • Pouco conteúdo
  • Ausência de troféus
  • Falta de multiplayer online