Review

Badminton Time VR: vale a pena?

Experiência divertida e belo conceito do jogo quase perdem o brilho para a ideia de algo que poderia entregar muito mais

por André Custodio
Badminton Time VR: vale a pena?

Em nosso dia a dia, as barreiras para a prática de esportes estão sempre rondando. Tempo, espaço, dinheiro, limitações físicas, preferências… no fim das contas, parece que nem sempre é hora de suar aproveitando quaisquer modalidades.

Mas nos últimos anos, a ascensão da realidade virtual tem mostrado que, diante das mais desafiadoras condições, é possível reservar algumas horas para se exercitar de forma criativa, dinâmica e coletiva. Badminton Time VR é mais uma prova disso.

Tudo bem… não temos um futebol, um vôlei, um basquete ou modalidades mais populares para você. Mas o título da Fishing Cactus é um bom quebra-galho que com certeza te divertirá, especialmente se você ignorar algumas coisas.

É hora de badminton

Badminton Time VR é um jogo de esporte em realidade virtual com mecânicas arcade. Deixando de lado uma pegada mais realista, o título aposta em uma experiência conceitualmente mais familiar, apesar de não entregar algo fácil demais.

Ele é muito objetivo em sua proposta: escolha um modo de jogo e tente vencer a partida. Para isso, o game constantemente lhe lembra das mecânicas, que consistem basicamente em correr pela quadra e usar power-ups.

Badminton Time VR
Fonte: André Custodio

Essas vantagens em Badminton Time VR funcionam apenas no modo arcade e adicionam algumas camadas de desafio. Basicamente elas permitem que você atrapalhe os adversários criando clones das petecas, deixando-as invisíveis, criando nuvens de fumaça e mais.

Já no realista, os jogadores enfrentarão adversários sem qualquer tipo de obstáculo. Aqui, não há power-ups, apenas sua habilidade em se concentrar na trajetória da peteca e buscar formas de destruir os reflexos do oponente — uma partida normal, em resumo.

Badminton Time VR
Fonte: Reprodução

Tudo no jogo dá acesso a níveis de dificuldade. Assim, você pode selecionar entre os três níveis padrões (fácil, médio e difícil) e descobrir qual deles funciona melhor tanto no arcade quanto no realista.

Além disso, Badminton Time VR tem uns minigames que te ajudam a matar tempo. Eles tanto “ensinam” a compreender os fundamentos de jogo quanto divertem por meio de estouro de balões e arremessos em baús de tesouro pirata.

Um game divertido, mas apenas isso

No geral, Badminton Time VR é uma experiência muito agradável. Você pode criar e personalizar seu próprio avatar para usar a qualquer momento no jogo, tornando-o visível ao fim de cada partida — isso com muitas opções cosméticas.

Os cenários também são caprichados e destacam algumas interações únicas, especialmente com os animais. Porém, enquanto o conceito é bem realizado e bastante familiar, tecnicamente há coisas que deixam a desejar.

Badminton Time VR
Fonte: André Custodio

Naturalmente, jogos em realidade virtual têm dificuldades no matchmaking. Aqui não seria diferente. Por conta da baixa adesão à tecnologia, é quase impossível buscar partidas online e testar habilidades com humanos reais.

Já em relação ao gameplay, nem tudo funciona de forma tão precisa. A câmera é um pouco atrapalhada e te impede de ver com clareza as dimensões do campo. Petecas no fundo da quadra, por exemplo, são extremamente frustrantes.

Badminton Time VR
Fonte: André Custodio

E como Badminton Time VR possui pouquíssimos recursos de acessibilidade — sem suporte ao português do Brasil, também —, não há como ajustar altura, especificações da mão (além de direita ou esquerda) e mais questões que seriam úteis.

Mas ao fim de tudo isso existe um elogio: as partidas em duplas (sim, elas existem) com bots controlados por IA são muito divertidas. Seus parceiros entendem bem o jogo e realmente ajudam, seja em posicionamento ou em ações.

Badminton Time VR
Fonte: André Custodio

Badminton Time VR: vale a pena?

Caso você seja um jogador casual, vale a pena investir em Badminton Time VR durante alguma boa promoção. As limitações do game, em especial nos modos online, impedem uma exploração mais profunda das possibilidades de jogo.

No geral, é um título legal e recomendado para quem curte jogos mais simples. Fácil de jogar e desafiador de dominar, ele traz exatamente a curta que fãs de esporte esperam, e com modos que deixam tudo ajustado às suas preferências.

Badminton Time VR passa longe de ser um game de esporte que a comunidade espera. Mas mesmo diante de problemas técnicos, ele sustenta um projeto bem realizado e diferente — talvez seja exatamente o que você precisa neste momento.

Veredito

Badminton Time VR
Badminton Time VR

Sistema: PlayStation VR2

Desenvolvedor: Fishing Cactus

Jogadores: 1 a 4

Comprar com Desconto
70 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Mecânicas de jogo simples e de fácil compreensão
  • Várias opções de personalização
  • Modos de jogo alternativos
  • Conceito agradável e voltado para todos os tipos de públicos
  • Boa integração com os recursos dos controles Sense
  • Boa IA em partidas de duplas com bots
Desvantagens
  • Baixa adesão online barra o matchmaking
  • Poucas opções de acessibilidade
André Custodio
André Custodio
Redator
Publicações: 9.902
Jogando agora: Lushfoil Photography Sim, Post Trauma, Path of Exile 2
Fã de jogos de terror e desbravador de soulslike vez ou outra. Consegui me livrar de FIFA por motivos pessoais (ruindade) e hoje me sinto uma pessoa melhor. Também curto platinas, mas não vou atrás de algo que me tira do sério.