Review

Arcade Paradise VR: vale a pena?

Nostálgico e muito agradável, Arcade Paradise VR é uma experiência relaxante com enorme quantidade de conteúdo

por André Custodio
Arcade Paradise VR: vale a pena?

Sucesso absoluto no Meta Quest, Arcade Paradise VR chega ao PS VR2 como uma experiência nostálgica. Revivendo a clássica era dos fliperamas, ele é tudo e um pouco mais que os fãs das máquinas arcade podem esperar.

Dezenas de máquinas únicas, sistema de gerenciamento integrado, visuais de época e uma história bem conduzida são elementos que se reúnem de forma bastante especial à realidade virtual. Tudo para garantir momentos memoráveis por trás do headset.

Bom, mas o arcade era bom na década de 1990… Os tempos de hoje são outros e as tecnologias nos levaram a um novo caminho. Seria a nostalgia uma forçada experimentação da infância ou algo que vem naturalmente, como aquela agradável brisa da manhã?

Continue com a gente para saber tudo sobre Arcade Paradise VR e se o sentimento de reviver o passado é genuinamente autêntico.

Do lixo ao luxo

Após abandonar o curso de administração, Ashley é levado para assumir uma pequena lavanderia na cidade industrial de Grindstone. Sem grandes atrativos, a região acaba vendo seus habitantes caírem em um marasmo… Será que há alguma solução para isso?

As cabeças pensantes veem o comércio como algo secundário, mas uma mente criativa promete revolucionar completamente a cidade. Mas isso não será uma tarefa fácil: Ashley precisa passar pelas altas exigências de seu pai, Gerald, enquanto renova o estabelecimento.

Arcade Paradise VR
Fonte: André Custodio

Felizmente, o herói contará com a ajuda de sua irmã, Lesley, enquanto entende mais sobre as máquinas de fliperama e sobre como é possível lucrar. Assim, cada pedaço da King Wash será aproveitado para garantir diversão aos habitantes de Grindstone.

Nos fundos, uma área de arcade pede para ser ocupada com todo tipo de máquina. E fornecedores interessados em prosperarem garantirão que ela seja muito bem aproveitada. A partir de agora, a ascensão da lavanderia depende unicamente de você.

Arcade Paradise VR
Fonte: André Custodio

Arcade Paradise VR é uma aventura de simulação e gerenciamento baseada em loops de gameplay. Todo dia, será preciso cumprir o horário de trabalho, em um determinado período de tempo, enquanto obtém fundos e brinca nas máquinas arcade.

Jogos clássicos são oferecidos aos montes, assim como oportunidades de enriquecer por meio da manutenção, das máquinas de lavar e dos brinquedos. Assim, os jogadores podem fazer suas próprias rotinas e decidir como passarão o dia.

Arcade Paradise VR
Fonte: André Custodio

Esse estilo de jogabilidade é incrivelmente funcional e viciante. O título possui ferramentas de progressão com melhorias para as técnicas de trabalho, máquinas para serem compradas e áreas adicionais desbloqueáveis.

Com o tempo, a repetição pode ser um pouco cansativa, em especial por Arcade Paradise VR ter uma campanha de mais de 20h de duração. Porém, fazendo os serviços aos poucos e dentro do seu próprio ritmo, tudo ganha brilho.

Arcade Paradise VR
Fonte: André Custodio

Vale reforçar que o game tem foco narrativo, com diálogos dublados (e legendados em português do Brasil), interações únicas com recordistas das máquinas e documentos no computador da administração. No geral, ela é simples, mas com uma excelente condução.

O dinheiro é dos clientes, mas o dia é seu

Como experiência de gerenciamento, Arcade Paradise VR é muito interessante. São dezenas de máquinas arcade, cada uma com mecânicas próprias, visuais particulares, objetivos únicos e visuais de referências clássicas.

Durante a campanha, os jogadores podem aproveitar pads de dança, máquinas de basquete, equipamento com tiro ao alvo e um belíssimo air hockey. Fora isso, são vários outros games inspirados na estética nostálgica dos anos 1990.

Arcade Paradise VR
Fonte: André Custodio

Quanto mais você joga em uma máquina, mais popular ela fica e passa a atrair clientes com maior frequência. Assim, ao final do dia, ela renderá mais grana, que será retirada através das entradas de fichas, depositada no cofre e acumulada com a de outros equipamentos.

Além disso, através de um tablet (o PAD), Ashley pode visualizar regras de cada jogo, assim como objetivos. Quanto mais forem cumpridos, o fliperama em questão sobe na tabela e atinge graus maiores de popularidade (assim como chances de quebrar).

Arcade Paradise VR
Fonte: André Custodio

Essa dinâmica da rotina em Arcade Paradise VR se junta com ações de lavar roupas e secá-las, retirar o lixo e de limpar o banheiro. Todas são realizadas de forma bastante simples, mas sem perder e imersão e com excelentes graus de simulação.

Quando você achar que é a hora, acesse o computador da administração e compre a máquina que mais lhe agradar. Coloque em qualquer local disponível pelo mapa e veja a mágica acontecer em poucos instantes.

Arcade Paradise VR
Fonte: André Custodio

Com o tempo, será possível ver “auras” de clientes preenchendo o estabelecimento e utilizando as máquinas arcade de acordo com seus próprios estilos. É muito legal vê-los nos pads de dança, por exemplo, no equipamento de força dos socos ou no de basquete.

Hardware do PS VR2 contribui muito com a imersão

No PS VR2, Arcade Paradise VR é visualmente muito bonito e retrata visuais nostálgicos, mas sem perder em realismo. Ashley pode explorar toda a lavanderia em 360 graus, pode correr e realizar uma série de ações, como arremessar sacos de lixo.

O título também conta com suporte aos recursos dos controles Sense, como gatilhos adaptáveis e feedback tátil. Além disso, os tempos de carregamento são excelentes, enquanto o sistema de áudio personalizado é um brilho à parte.

Arcade Paradise VR
Fonte: André Custodio

Os desenvolvedores também implementaram diversas funções de acessibilidade, opções de configurar a dificuldade de cada máquina e upgrades que podem ser adquiridos por meio da conclusão de afazeres (desafios diários).

No total, Arcade Paradise VR traz mais de 40h de conteúdos, mas alguns são prejudicados por falhas técnicas. Alguns bugs visuais e de integração com a realidade virtual podem ser observados, enquanto falhas no rastreamento de objetivos comprometem recompensas.

Arcade Paradise VR: vale a pena?

Arcade Paradise VR é uma bela homenagem à era dos fliperamas. Nostálgico, variado e funcional, o título possui uma proposta incrivelmente eficiente, se tornando ainda mais viciante devido ao ótimo sistema de progressão.

Dezenas de horas de conteúdos, atividades dinâmicas e uma mecânica sempre diferente expande bastante o fator replay, que é beneficiado por inúmeras configurações de acessibilidade e por recompensas realmente eficazes.

Arcade Paradise VR
Fonte: André Custodio

Entusiastas de realidade virtual podem se incomodar com falhas técnicas e bugs, mas esses problemas não chegam a comprometer o avanço na campanha ou a diversão. Dessa forma, Arcade Paradise VR é recomendado mesmo para os gamers mais modernos.

Veredito

Arcade Paradise VR
Arcade Paradise VR

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: Nosebleed Interactive

Jogadores: 1

Comprar com Desconto
77 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Máquinas arcade com jogos muito divertidos
  • Progressão viciante
  • Suporte às funções dos controles Sense
  • Mais de 40h de conteúdos
  • Visuais bastante atraentes
  • Gameplay muito intuitivo
Desvantagens
  • Andamento da história pode se tornar um pouco repetitivo
  • Alguns bugs de integração com a realidade virtual
  • Falhas no rastreamento de objetivos
André Custodio
André Custodio
Redator
Publicações: 8.172
Jogando agora: Diablo IV, Sprawl, Trombone
Fã de jogos de terror e desbravador de soulslike vez ou outra. Consegui me livrar de FIFA por motivos pessoais (ruindade) e hoje me sinto uma pessoa melhor. Também curto platinas, mas não vou atrás de algo que me tira do sério.