Review

[Análise Rápida] World Rally Championship 7: Vale a Pena?

Gosta de rally? Então confira nossa análise.

por Hugo Bastos
[Análise Rápida] World Rally Championship 7: Vale a Pena?

World Rally Championship 7 é o que se pode chamar de “um jogo feito para fãs”. Não que o isso seja algo bom em todos os aspectos. O título da KT Racing realmente recebeu diversas melhorias desde o seu último lançamento, ano passado. No entanto, ainda é um daqueles jogos feitos especificamente para fãs do campeonato oficial da FIA.

Ainda assim, o título parecer ser um “mais do mesmo”. Tais alterações se fazem sentir dentro das pistas, e isso é ótimo. Houve melhoria substancia na dirigibilidade e gráficos. Mas ainda, ficou aquela sensação que muito do jogo foi reciclado. Esse fato é especialmente sentido no modo carreira. Mas ainda é um novo jogo.

Acho que já vi isso antes…

O jogo possui modos solo, para corridas rápidas, tomadas de tempo, e multiplayer (local e online), mas a cereja do bolo é o modo carreira. As pistas, carros e pilotos da temporada atual estão todas inseridas. E com um nível de detalhes que impressiona. Há esmero em recriar paisagens e veículos reais da forma mais fiel possível.

Seu objetivo é sair da WRC Junior, passar pela WRC 2 e chegar a piloto profissional da WRC. Seu desempenho afeta a moral da sua equipe, e até mesmo há a interação com a imprensa e mídias sociais. Você precisará, também, gerenciar o conserto e manutenção do carro entre as provas, com cuidado para não ultrapassar o tempo limite e ser penalizado.

1
Ao selecionar a equipe para ingressar na WRC, as vantagens e desvantagens variam de acordo com suas escolhas. Fonte: WRC 7 (Captura de Tela)

Tudo no modo carreira é robusto, detalhado… e muito familiar. Aliás, um dos grandes problemas deste jogo é sua semelhança tamanha com WRC 6. Colocando de lado fatores pontuais, pode-se dizer que o jogo acaba por ser uma cópia de seu irmão mais velho.

Jogabilidade aprimorada

Um dos pontos que mais chama a atenção em WRC 7 é a melhoria de sua jogabilidade. Fato, muito conteúdo parece ter simplesmente sido trazido de WRC 6, mas logo na corrida inicial, é possível constatar que, neste quesito, houve uma evolução considerável. Melhor para nós, jogadores.

A sensação de velocidade agora é real. O jogador realmente sente aquela adrenalina ao acelerar por curvas sinuosas, traçados estreitos e próximos a precipícios. Os gráficos aprimorados aumentam a sensação de realismo, e os efeitos de câmera. Até mesmo o controle do carro melhorou bastante. Enquanto ele estiver no solo.

2
A física do jogo ainda é um tanto estranha. Fonte: WRC 7 (Captura de Tela)

A física do jogo ainda é algo estranho. Carros voam, capotam, e param por se chocarem contra os menores obstáculos. A plateia está estranhamente posicionada nos trechos mais estranhos, causando, por vezes, penalidades ao piloto. E estas continuam extremamente injustas, por vezes punindo com severidade uma falta simples.

Gráficos de encher os olhos

O que falta de originalidade no título, sobra em visual. O nível de detalhes das pistas é algo surpreendente. Lama, chuva, neve, e partículas como cascalho e poeira se destacam de forma assustadoramente bela. Os cenários são fantásticos, exalando vida e beleza durante as corridas. É possível distinguir detalhes mínimos, como os efeitos dos carros nas pistas.

Os efeitos do tempo são outro ponto positivo. Chuva, lama e neve se destacam nas corridas. Não apenas por impactar diretamente na dirigibilidade: dirigir sob uma nevasca eleva os níveis de adrenalina do jogador. Especialmente com a sensação de velocidade melhorada. Fazer curvas a 70 km/h, debaixo da chuva, é gratificante.

3
Os gráficos, sensação de velocidade e detalhes do jogo impressionam. Fonte: WRC 7 (Captura de Tela)

E o que dizer dos veículos. Os modelos foram fielmente recriados. O nível de detalhes é grande, e o sistema de colisão e danos dos carros é assombroso. Você verá, por muitas vezes, peças do seu carro ficando para trás, a lataria suja, para-brisas cheios de neve e lama.

Soa familiar?

Por fim, a parte sonora de WRC 7 repete sua versão anterior em muitos aspectos. As músicas e temas são constantes nos menus, mas não durante as corridas. Os efeitos sonoros do jogo também não mudaram muito. E isso não é algo ruim, visto que esta parte sempre foi um ponto positivo.

O ronco dos motores, os pneus derrapando no cascalho, o choque contra muros e pedras. A física do jogo, um tanto deslocada, atrapalha a sensação de realismo. Mas ainda assim, é gostoso e necessário desfrutar da parte sonora de WRC 7.

Tem lama no pára-brisas

4

WRC 7 melhorou substancialmente desde o ano passado. E isso é inegável. Com a atualização do campeonato oficial da FIA, melhorias globais em diversos aspectos, e a (tão esperada) localização para nosso idioma (dos menus e legendas), o título da KT Racing pode ser melhor aproveitado pelos amantes do gênero.

No entanto, ainda atrapalha o fato de a física do jogo não condizer com a realidade. Carros não voam como papel ao bater em obstáculos. Cavaletes não estão enterrados a 5 metros do solo e são feitos de puro titânio reforçado, para não se moverem quando acertados. E a rigidez das penalidades frustra bastante.

Assim, o jogo é recomendado para estar na sua lista de compras quando surgir aquela promoção interessante. Ou se você, como eu, é um fã do esporte, e dos alucinantes malabarismos que os pilotos conseguem fazer com seus veículos.

Veredito

World Rally Championship 7
World Rally Championship 7

Sistema: PlayStation 4

Desenvolvedor: Kylotonn

Jogadores: 1-8

Comprar na Amazon
76 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Localização PT-BR
  • Jogo melhorou em relação à versão passada
Desvantagens
  • Física falha
Hugo Bastos
Hugo Bastos
Publicações: 664
Jogando agora: Nada no momento.
Hugo Bastos e revisor do Meu PS4, apreciador de uma boa comida, e de platinas difíceis. E viciado em Rogue Legacy, OlliOlli2, Dead Cells, e não dispensa uma boa noite de jogatina.