Especiais

O que o PS5 tem de novo? Conheça as principais funções do console

Novo PlayStation chega ao mercado com diversos recursos

por Thiago Barros
O que o PS5 tem de novo? Conheça as principais funções do console

O que vai mudar se eu fizer o upgrade do PS4 para o PS5 agora? Quais são as suas principais novidades? Que recursos fazem a diferença e justificam a compra no lançamento? Calma, o MeuPlayStation, neste especial em parceria, vai te mostrar. O novo console representa uma evolução natural, com as melhorias relevantes que merecem sua atenção.

Seja na parte de hardware ou no software, o PlayStation 5 oferece ao jogador uma experiência ainda mais gratificante e divertida do que o seu antecessor. Mais rápido, mais bonito, mais fácil.

Especificações do PS5

O PlayStation 5 vem em duas versões: Ultra-HD Blu-ray e Digital. Explicamos as suas diferenças neste guia especial, mas elas possuem especificações bastante parecidas – e ambas são bem superiores ao que o PS4 oferece.

  • Memória RAM: 16 GB
  • Armazenamento: SSD de 825 GB
  • Processador: Zen 2 octa-core AMD de 3.5 GHz
  • Gráficos: 4K a 60 FPS ou 120 FPS (dependendo do jogo)
  • Ray-tracing: iluminação mais realista

Coleção PS Plus e Retrocompatibilidade

Algo bem interessante é que o PS5 não abandonará o PS4. Você poderá jogar seus games atuais no novo console. Com direito até a uma funcionalidade nova do PS Plus, chamada Coleção PS Plus, que oferecerá 20 dos principais títulos da atual geração para PS5, sem custo adicional, aos assinantes do serviço.

1
A Coleção PlayStation Plus traz grandes clássicos do PlayStation 4 ao PS5. Imagem: PlayStation

Sobre a retrocompatibilidade, é bom destacar: quem optar pela versão sem disco não conseguirá fazer o upgrade gratuito dos jogos do PS4 em mídia física para o PS5. Isso porque, segundo o próprio site da Sony, você precisará manter o disco dentro do PS5 enquanto joga. Para jogos digitais, bastará logar com sua conta (e manter-se logado) para “validar” a licença e fazer os downloads.

DualSense

No PS5, você sente os jogos. O nome do controle não é DualSense à toa. Seus gatilhos adaptáveis e a resposta tátil do acessório fazem as experiências com os games serem diferentes de tudo o que você já viu. O belíssimo cartão de visitas – Astro’s Playroom – trabalha bem demais todas essas possibilidades.

No controle do robô, você vai sentir, por exemplo, o peso ao andar por diferentes tipos de terrenos. Em gramados, mais simples, nas áreas enlameadas, custoso. Seus passos ficam pesados, o que te obriga a ir mais devagar. Não dá para saltar próximo de inimigos nestes tipos de área, por exemplo.

2
Com o DualSense é possível “sentir” o gameplay. Imagem: PlayStation.

Complementando o pacote, há os gatilhos adaptativos. Eles vibram individualmente e colocam pressão nos dedos, traduzindo o que está na tela. Esticar um arco e flecha não é só puxar o gatilho; você se vê envolvido com a atividade. Fora o detalhe que o gatilho pode “travar” se sua arma, no jogo, também travar (aquecer ou ficar sem munição). Nestes casos, você pressiona, mas nada acontece. É incrível!

Áudio 3D

O áudio 3D do PS5 é um dos recursos especiais da nova geração da Sony, e o Headset sem fio PULSE 3D™ promete “uma experiência sonora perfeita para o PS4 e para a nova geração”, como a empresa descreveu. No entanto, quem tiver um fone de ouvido compatível ou preferir outra marca, poderá aproveitar dessa nova tecnologia de som adotada pela SIE.

3
Headset sem fio PULSE 3D™ explora o máximo dos jogos. Imagem: PlayStation.

A Sony também trabalha na criação do som surround virtual para os alto-falantes integrados aos televisores. No entanto, esse recurso não estará disponível no lançamento do PS5. Ainda assim, é uma boa notícia para quem não gosta de jogar com fones de ouvido.

SSD

Para fechar a lista de funcionalidades, talvez a mais importante: o SSD personalizado e super rápido que faz os tempos de loading no PS5 serem bem inferiores aos do PS4. Com carregamentos quase imediatos em alguns casos, o novo videogame oferece mais liberdade criativa para os desenvolvedores e menos tempo de espera entre uma atividade e outra.

O MeuPS testou isso na prática, e os resultados são incríveis. Sem falar que ajuda muito na nova interface, que é bem mais bonita e fácil de usar. O SSD é a base de tudo. Para as coisas funcionarem tão bem, ele é fundamental.

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.