Novidades

[Testamos na PSX] The Forest agrada com mix de Dead Island e Far Cry

Sobreviver é preciso.

por Thiago Barros
[Testamos na PSX] The Forest agrada com mix de Dead Island e Far Cry

Anaheim (CA) – Pegue o combate contra zumbis e ambientação de Dead Island, junte com o sistema de crafting e a exploração de Far Cry e você terá The Forest – é, o mesmo anunciado há três anos e que parecia esquecido pela Endnight Games. Ele reapareceu na PlayStation Experience desse ano, e o Meu PS4 testou. A missão foi a que acabou sendo divulgada no trailer de divulgação, mas a sensação de jogá-lo é ainda mais intensa.

O bacana, mas que também pode ser frustrante, é que o jogo simplesmente te larga no meio de uma ilha e fala: “se vira”. Você é o sobrevivente de um acidente de avião, que cai em um local isolado e habitado por “zumbis”. Nessa aventura, você pode tanto jogar sozinho como de forma cooperativa, com até mais três pessoas, online, sejam amigos ou então usuários aleatórios pelo mundo.

Na demonstração na PlayStation Experience, joguei com um americano que estava a passeio no evento. Preferimos nos separar do que irmos os dois para o mesmo lado. Assim, pudemos explorar melhor o cenário. São dezenas de itens espalhados pela ilha. Dos mais variados tipos. Em um dado momento, um dos desenvolvedores do jogo perguntou se gostaríamos que ele liberasse todos os itens para nós. É claro que aceitamos!

E aí veio o grande destaque da experiência com The Forest. O inventário é extremamente extenso. O jogador tem a seu dispor uma série de utilitários, armas e até pedaços de corpos. É muito divertido. Você pode, por exemplo, usar uma perna para acertar um inimigo. Ou uma motoserra para partir uma árvore. E até um machado, ou uma arma de fogo, para enfrentar os habitantes da ilha.

Tudo isso em meio a um ambiente também repleto de animais, pedras, vegetais, dentre outros. Segundo um dos desenvolvedores, o jogo é bem aberto, com o usuário podendo seguir do jeito que quiser. Os inimigos são de vários tipos, têm vários hábitos diferentes e nem sempre vão lhe atacar. Mas quando o fizerem, você vai ter um baita arsenal a seu dispor, caso vá coletando materiais e craftando novas possibilidades.

Houve apenas dois problemas na demo que jogamos. O primeiro foi encontrar um caminho certo para onde houvesse alguma ação, encontrando com alguns animais e os habitantes da ilha. Mas depois que isso aconteceu, foi tudo bem legal. E aí entrou a segunda coisa que incomodou: acabou muito rápido. Foram só 15 minutinhos, mas que deixaram um gosto de quero mais para um futuro próximo.

The Forest será, enfim, lançado no ano que vem. Uma data concreta ainda não foi anunciada.