PlayStation 5 deve chegar em 2021, segundo analistas
Novo monstro saindo da jaula
Se a atual oitava geração de consoles, a qual se inclui nosso querido PlayStation 4, está a todo vapor com lançamentos e jogos e outros periféricos, muitos, há algum tempo, já começaram a especular sobre a possível chegada do PlayStation 5.
A discussão atual fica em torno do surgimento de uma nova tecnologia capaz de justificar o lançamento de um console totalmente novo, capaz de substituir a capacidade do PlayStation 4 Pro, por exemplo.
Algumas teorias
Mas outra linha de raciocínio foi utilizada para explicar a chegada do novo console. Mais precisamente em setembro desse ano, o analista Michael Pachter afirmou que o PS5 chegaria em 2020, quando as vendas da oitava geração tivesse sua queda consolidada.
Uma versão válida no sentido comercial, já que o mesmo analista aponta que a Sony faria de tudo para prorrogar a vida útil do PS4 enquanto o produto ainda fosse comercialmente viável, segurando o lançamento de uma nova plataforma.
Já os defensores da teoria tecnológica, principalmente os profissionais envolvidos com a produção e desenvolvimento de conteúdos voltados para realidade virtual, acreditam em uma data um pouco mais longínqua.
Para esses analistas, 2021 seria um ano mais viável de lançamento para o PS5, já que haveria mais tempo para a consolidação da nova forma de se jogar os jogos, que se aprofundariam mais em realidade virtual.
Essa é a opinião de Lewis Ward, diretor de realidade virtual da IDC, mesmo que, segundo suas próprias palavras, essa especulação sobre 2021, não passe de uma “aposta de sua experiência no ramo”, ou seja, nada oficial.
Ward ainda aproveitou para afirmar que antes de um lançamento de um novo console, a Sony ainda vai alcançar a incrível marca de mais de 100 milhões de consoles do PS4 vendidos no mundo, nos próximos 2 anos.
A famosa mudança de tecnologia
Além da especulação sobre uma possível data de lançamento para o console de nona geração da Sony, o PlayStation 5, outro informação importante nas discussões gira em torno da compatibilidade dos jogos.
A preocupação principal seria sobre a possibilidade de jogos desenvolvidos para o PlayStation 4 Pro, por exemplo, funcionarem na próxima plataforma, havendo assim a famosa retrocompatibilidade.
O analista da teria comercial, Michael Pachter, acredita que isso não será problema na próxima geração de consoles:
“Acredito que sim, será construído um console que será compatível com jogos do PS4 Pro. Assim, acredito que o console será percebido como um novo passo por parte dos consumidores, confirmando o que vem sendo dito sobre ser um console totalmente novo.”
Somente o tempo confirmará qualquer uma dessas informações e predições dos especialistas. Mas se você já estiver ansioso pelo lançamento do novo console, deixe aqui suas impressões sobre o assunto.