Novidades

Ministro da Justiça diz que video games incentivam homicídios

por Daniel dos Reis
Ministro da Justiça diz que video games incentivam homicídios

E mais uma vez a retórica que associa games com violência volta a ganhar destaque na imprensa brasileira, dessa vez com um pouco mais de ênfase.

De acordo com o Ministro da Justiça brasileiro, José Eduardo Cardozo, a suposta apologia à violência através dos video games influência na taxa de criminalidade no Brasil. A afirmação foi proferida durante um evento na sede da Organização dos Estados Americanos, em Washington.

A violência é hoje cultivada e aplaudida, seja em esportes ou jogos de crianças pequenas…Outro dia, ouvi um especialista dizer que nunca viu um game em que o vencedor é quem salva vidas, pois o vencedor é sempre quem mata…Essa cultura da exaltação da violência se projeta e acaba banalizando a violência, disseminando uma realidade perversa em que seres humanos podem aniquilar, ferir ou outros em atos que são socialmente reprovados.

Apesar de citar um suposto “especialista” o ministro não entrou em detalhes sobre o nome da pessoa ou mesmo se deu ao trabalho de citar algum tipo de estudo mais objetivo, sendo mais uma frase dita sem nenhum embasamento.

Ministro JosÈ Eduardo Cardozo fala na CCJ do Senado

Na verdade, o político mais vez escancara o completo despreparo do governo brasileiro em lidar com problemas mais profundos como a violência e tenta utilizar os jogos eletrônicos como bode expiatório, atribuindo-lhes a suposta culpa pelas mazelas da sociedade.

O ministro ainda mostra que pouco conhece sobre cultura pop, diversão e entretenimento digital quando afirma que nos jogos “os vencedores são sempre aqueles que matam”. A acusação de Cardozo pode ser facilmente rechaçada citando apenas alguns exemplos como Journey, Guitar Hero, Gran Turismo, entre tantos outros que divertem com fórmulas simples, sem qualquer uso de mecânicas mais incisivas.

Como se não bastasse as declarações sem nexo, Cardozo ainda foi mais longe e afirmou que até em jogos de futebol existe apologia à violência:

Às vezes tenho visto violência até em esportes que não tendem minimamente a ser violentos, como jogos de futebol – José Eduardo Cardozo

Neste mesmo evento, o ministro também aproveitou para declarar que novas medidas contra a taxa de homicídios serão tomadas pelo governo brasileiro, levando a acreditar que os videos games serão alguns dos afetados.

E quanto a você, o que pensa sobre a declaração do ministro?

Fonte: BBC