Novidades

God of War: conheça os bastidores da batalha entre Kratos e Estranho

Sony divulga como foi o desenvolvimento da épica luta entre os deuses

por Thiago Barros
God of War: conheça os bastidores da batalha entre Kratos e Estranho

Se você ainda não jogou God of War, pare por aqui. O texto contém spoilers sobre uma das partes mais bacanas do jogo. Mas para quem já terminou a mais nova aventura de Kratos, na Mitologia Nórdica, esse é um conteúdo muito bacana. A Sony Santa Monica divulgou, no PlayStation Blog, os bastidores da épica batalha entre o Deus da Guerra e Baldur, principal vilão do jogo.

Denny Yeh, designer sênior de combate na empresa, assinou o post que detalhou mais aquela que ele chamou de “uma das mais intensas” lutas entre o protagonista da série, Kratos, e um de seus muitos inimigos ao longo dela. E uma das principais mudanças é uma câmera mais aproximada, dando uma sensação de muito mais perigo do que nos jogos anteriores, quando as grandes batalhas eram em ambientes mais abertos.

1

A proximidade da câmera ajuda a vender o impacto de cada golpe. Temos dois deuses trocando tapas, então cada acerto tinha que ressoar com uma força incrível. Muito tempo do nosso desenvolvimento inicial foi gasto na “sensação” da luta. Queríamos que o jogador sentisse que estava lutando contra um deus, com o ambiente em volta pagando o preço – explicou o designer.

Outros pontos interessantes, segundo ele, foram identificados com o desenvolvimento da batalha em andamento. A satisfação em meter a porrada em Baldur, por exemplo, ou as reações aos arremessos e cenas que aconteciam entre os golpes em si. Sem contar, obviamente, o fato de a luta com Baldur não ser uma só. Desde quando ele é somente “O Estranho” até o final, há vários conflitos.

2

Nesse ponto, tínhamos um balde cheio de coisas legais que queríamos tentar na luta. Criei um texto de design depois, para planejar os pontos chave da luta… nada tão legal quanto as animações Fabian ou os desenhos de Stephen, então não vou mostrar. Mas também trabalhei! Juro. Quando tínhamos um plano para a luta completa, começamos a implementar um esboço de cada fase, começando com a introdução, quando Baldur bate à sua porta – comentou.

No post do PlayStation Blog, vemos alguns vídeos bem bacanas detalhando as etapas dessa boss fight. Também conhecemos algumas curiosidades: como o fato de algumas imagens ali serem bonitas e impactantes, sim, mas servirem para mais do que isso. Só graças a elas foi possível manter o conceito de câmera única que Cory Barlog inventou para esse jogo.

O motivo para Baldur girar Kratos tanto e jogá-lo tão alto é para esconder o quanto estamos movendo os personagens para ficarem em posição de aterrissar no teto. Isso foi um tema recorrente em como criamos muitas de nossas animações transitórias. A maioria delas teve viradas rápidas ou a câmera tremendo no impacto para esconder o movimento extra. Tudo ilusão e truques – observou Denny.

3

Vale a pena ler a história inteira para ter uma noção melhor de como é trabalhoso fazer cenas épicas como as dos encontros entre Kratos e Baldur no novo God of War. Denny destacou que contou com o apoio de muita gente para chegar ao resultado final, que o jogador viu no game, e agradeceu a todos os fãs pelo excelente feedback recebido por seu trabalho.

O desenvolvimento desta uma luta de chefe envolveu quase todos os departamentos. De artistas criando a arena, aos designers de som garantindo que cada golpe ressoasse, aos produtores verificando que não estávamos apenas vendo vídeos da luta o dia todo. Pude compartilhar apenas um pedacinho aqui, mas o produto final foi a culminação do esforço de todos – encerrou.

Lançado em abril, God of War é um dos grandes jogos de 2018, e com o lançamento de seu New Game+ em breve, espera-se que ele, que foi jogado por muita gente em consoles PS4, volte a ser bastante comentado.