[E3 2017]Testamos! NBA Live 18 surpreende e Madden 18 se mantém
Madden continua excelente e NBA Live 18 surpreende.
Los Angeles (CA) – Além de FIFA 18, a EA Sports disponibilizou para os gamers que foram ao EA Play versões de testes de NBA Live 18 e Madden NFL 18. Duas franquias que fazem sucesso com os americanos, elas merecem elogios nessas novas versões apresentadas neste sábado. Especialmente o game de basquete. O Meu PS4 testou e aprovou.
Afinal, em Madden 18 não há muito o que melhorar de Madden 17. É algo muito parecido com o que acontece no FIFA. A franquia é consagrada, líder, e no caso da NFL não tem nem concorrente. Ou seja, é só manter o que está dando certo – além de adicionar uma outra inovação aqui e ali e pronto: será mais um sucesso.
No caso de Madden 18, a grande novidade não está na jogabilidade, nem nos gráficos, que estão mais bonitos do que nunca. Mas sim no modo de jogo que, inspirado no A Jornada de FIFA, leva uma História ao game. Longshot, que foi anunciado hoje no EA Play, promete uma grande imersão no mundo da NFL – levando você para os campos como um atleta em busca de sucesso.
Mas nos testes o que se viu foi “mais do mesmo”. E isso, de forma alguma, é ruim. O jogo de futebol americano continua sendo uma tradução excelente da vida real para os games. E é muito legal ver de perto como Madden é para os americanos o que o FIFA é para a gente. Os jogadores se divertem, zoam os outros e vibram a cada grande jogada realizada.
NBA Live 18 pode ser o melhor da franquia
Mas NBA Live 18 não. Ele tem uma grande responsabilidade pela frente. Não só tem um concorrente, como a série vem sendo constantemente atropelada pelo NBA 2K. Tanto que, depois da diferença abissal entre NBA 2K16 e NBA Live 16, a EA preferiu nem lançar um NBA Live 17 para focar no seu sucessor. Decisão que pareceu corretíssima hoje.
Isso porque NBA Live 18 foi o game que mais surpreendeu no EA Play. Afinal, ninguém dava muita coisa por ele, mas o jogo foi lá e mostrou a que veio. Uma experiência visual fascinante, com torcedores muito reais e jogadores fieis aos da vida real, com movimentos bem próximos das jogadas de basquete mesmo e atenção às expressões faciais, ele saltou aos olhos.
Testamos a versão para PS4 Pro em uma TV de 4K, e a experiência foi quase a de estar assistindo um jogo real – algo muito causado também pela narração e pelas vinhetas da transmissão da ESPN americana, o que dão um nível mais alto ainda ao realismo do jogo. Mas a parte visual inteira de NBA Live 18 deve ser elogiada. Excelente trabalho da EA.
Na jogabilidade, a parte ofensiva parece mais aprimorada do que a defensiva. Marcar não é tão fácil, e o tempo de bola dos pulos, tanto para rebotes como para tocos, acaba ficando um pouco aquém do esperado. Os jogadores ficam “mais lentos” nessas jogadas. No entanto, o jogo ainda está em produção, e é possível que isso seja acertado para a versão final.
Vale destacar que, assim como Madden e FIFA, NBA Live 18 também terá um modo história. “The One” contará a história de um jogador de basquete de rua que luta para chegar à NBA. Ou seja, mais um diferencial para um jogo que já parece aparecer como uma possível surpresa no mercado esportivo para essa temporada que está chegando.
Ainda não há como dizer se NBA Live 18 superará NBA 2K18, o que não deve ser uma tarefa fácil, mas é possível dizer que, caso sejam feitos somente uns ajustes nesta área citada da jogabilidade, certamente o game da EA poderá competir em um nível justo com o rival. E isso pode ser um grande primeiro passo para a franquia voltar ao seu melhor nos próximos jogos.