Notícias

YouTuber e dev de Stray Souls se envolvem em polêmica com acusações

Acusado de cometer violência de gênero, dev de um dos piores jogos de 2023 teria utilizado perfil do estúdio para se defender

por André Custodio
YouTuber e dev de Stray Souls se envolvem em polêmica com acusações

Além de ter lançado um dos piores jogos de 2023, a Jukai Studio, de Stray Souls, se meteu em uma grande polêmica neste início de ano. Um dos integrantes da empresa — e responsável pelo game de terror — foi confrontado por um youtuber por ter seu passado recheado de controvérsias.

No último final de semana, o criador de conteúdo “bobvids” compartilhou um vídeo no qual ele revela como descobriu os segredos de Artur Laczkowski. Segundo ele, o dev tinha um passado nebuloso na Bloober Team, quando deixou o estúdio de The Medium sob “circunstâncias suspeitas”.

Desde então, ele teria entrado na Jukai Studio para idealizar Stray Souls. O que era para ser um motivo de alegria se tornou um filme de terror, pois o diretor do game teria curtido, através de seu perfil pessoal e do da desenvolvedora, tweets envolvendo temas transfóbicos e racistas.

stray souls
Fonte: Jukai Studio

Após ser pego no flagra por internautas, ele excluiu sua conta e emitiu um pronunciamento na página da Jukai Studio. A nota de desculpas não foi bem recebida, e depois de uma grande onda de críticas e ataques à pessoa, à empresa e ao game, o comunicado foi removido do X.

Em seu vídeo, “bobvids” acusou Laczkowski de fugir de seus erros. Além de negar as curtidas, de sugerir apoio ao progressismo e de utilizar o perfil da desenvolvedora para responder, de forma debochada, outros seguidores, ele teria iniciado um novo projeto e o apresentado sob uma empresa sem currículo.

Estúdio de Stray Souls afirma ser perseguido por um “stalker cibernético”

O documentário no youtube também indica que o buraco pode ser mais profundo. “bobvids” foi acusado de ser um “stalker cibernético” e teve seu nome exposto nas redes sociais por buscar respostas sobre os traços deixados por Laczkowski.

Segundo o youtuber, o ex-Bloober Team é conhecido por trabalhar em projetos supostamente enganosos, que utilizam assets, ideias e conceitos de games de horror populares. Stray Souls, por exemplo, seria um “clone” de Silent Hill, enquanto Supernormal se aproveitaria de P.T. e de Allison Road.

supernormal
Fonte: Reprodução

Porém, nada se compara ao que houve em Cold World. O youtuber afirma que o dev teria utilizado o áudio real de uma mulher que sofreu invasão domiciliar. Dessa forma, Laczkowski estaria utilizando um registro traumático para criar entretenimento.

O criador de Stray Souls supostamente enviou uma mensagem para “bobvids” o chamando de mentiroso e afirmando que defenderá suas declarações em um tribunal. Dessa forma, a história pode se estender um pouco mais e atingir outras esferas.

Você pode conferir o vídeo na íntegra logo abaixo:

O que você achou de toda essa situação? Comente!