Notícias

“Achei que a PlayStation estava acabada”, diz Yoshida sobre a era PS3

Dificuldades com as vendas do console foram supridas com a comercialização de TVs

por Jean Azevedo

Shuhei Yoshida, ex-chefe da PlayStation, voltou a comentar sobre o prejuízo causado pela era PS3 e como as previsões eram “sombrias” nos bastidores. Em entrevista ao VentureBeat, ele afirmou que chegou a pensar que a marca poderia acabar, mas a empresa conseguiu se manter graças ao sucesso de suas TVs.

“O PS3 foi um período difícil. Eu fazia parte da administração e via as finanças. Perdíamos um bilhão de dólares. Achei que a PlayStation estava acabada”, disse Yoshida. A declaração reforça os desafios enfrentados pela Sony no início da geração do console.

Segundo Yoshida, a divisão de TVs ajudou a compensar as perdas. “Na época, os televisores de tela plana da Sony eram extremamente populares. Eles geravam dinheiro suficiente para cobrir o prejuízo do PS3 e permitiram que a empresa sobrevivesse”, explicou o ex-executivo.

shuhei yoshida
Fonte: Reprodução

Queda da PSN no PS3 também gerou tensão nos bastidores

Outro momento complicado para a PlayStation foi a queda da PSN, que deixou milhões de jogadores sem acesso ao serviço por meses. Yoshida destacou como esse período foi desafiador internamente, obrigando a empresa a tomar medidas para restaurar a confiança do público.

Erros com o PS3 só foram revertidos no PS4

A Sony conseguiu reverter a situação com o lançamento do PS4, que se tornou um enorme sucesso comercial. Não é à toa que a atual geração de consoles é comparada com a passada em questão de vendas e exclusivos. Entenda melhor aqui!