Yoshida esclarece polêmica sobre trabalho com indies na Sony
Após dizer que não teve alternativa ao aceitar o cargo, Yoshida elaborou um pouco mais sobre o assunto
Calma, calma, não priemos cânico. A viral entrevista de Shuhei Yoshida ao VentureBeat, onde ele disse não ter opção senão aceitar o cargo à frente da área de relacionamento com jogos Indies da PlayStation, segundo o próprio ex-executivo da Sony, foi “mal interpretada”.
Shuhei Yoshida é uma das figuras mais queridas da PlayStation nos últimos anos, e esclareceu recentemente os detalhes por trás de sua transição para o cargo de líder de jogos independentes dentro da Sony. Na tal entrevista, ele revelou que, quando recebeu a proposta para assumir a nova função, a outra alternativa seria deixar a empresa.
A declaração repercutiu entre os fãs, que consideraram a situação injusta, dada a importância de Yoshida no crescimento dos PlayStation Studios. No entanto, em uma nova conversa no podcast Sacred Symbols+ (via Push Square), Yoshida explicou que o cargo foi criado especialmente para ele, como parte dos esforços de Jim Ryan para fortalecer a relação da Sony com estúdios independentes.
“Sou muito grato a Jim pelo suporte e pela oportunidade de trabalhar com os indies”, comentou o executivo.
Yoshida elogia os indies e Hermen Hulst
Apesar da mudança, Yoshida reforçou que vê seu novo papel como algo positivo, destacando o crescimento do mercado indie no PlayStation 5. Ele citou casos em que títulos independentes tiveram desempenho superior no console da Sony em comparação com o PC, o que demonstra o sucesso da estratégia.
Sobre sua saída da liderança dos PlayStation Studios, Yoshida revelou que, embora gostasse do cargo, sempre refletia sobre a possibilidade de ter um sucessor com novas ideias. Ele elogiou Hermen Hulst, que assumiu a posição e expandiu bastante a atuação da PlayStation Productions, contribuindo para projetos como a aclamada série The Last of Us, da HBO.