Após 31 anos, Shuhei Yoshida anuncia saída da PlayStation
A celebração dos 30 anos do lançamento do PlayStation tem um gosto agridoce para Shuhei Yoshida. Esta é a última vez que ele, que celebrou todos os aniversários da marca, comemorará a data como funcionário da empresa. E, segundo o próprio, não se trata de uma aposentadoria, apenas uma mudança na carreira.
É isso mesmo: o ex-presidente da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios e hoje responsável pelas relações da companhia com estúdios independentes vai “em busca de novos desafios” no ano que vem. O anúncio foi realizado em um emocionante post no PlayStation Blog, onde ele reflete sobre os 31 anos de dedicação à PlayStation (afinal, ele começou a trabalhar lá antes de o PS1 chegar às lojas) e faz a revelação:
Tenho um anúncio a fazer. Estou deixando a Sony Interactive Entertainment em 15 de janeiro de 2025… é como anunciar a data de lançamento de um novo jogo, algo que não faço há muito tempo [risos]. Eu estou na PlayStation desde o começo, e este é meu 31º ano na empresa. Quando completei 30 anos, comecei a pensar: “Hmmm, talvez seja hora de seguir em frente.” Sabe, a empresa está indo muito bem. Eu amo o PS5, amo os jogos que estão sendo lançados para essa plataforma. Temos novas gerações de líderes que respeito e admiro. E estou muito animado para o futuro da PlayStation.
Mais conhecido por seu longo período como Presidente da PlayStation Studios durante parte das gerações PS3 e PS4, Yoshida-san passou seus últimos anos promovendo desenvolvedores independentes como Chefe da Iniciativa Indies na PlayStation. Segundo ele, este foi seu “trabalho dos sonhos”.
Yoshida elege GOTY de Journey como momento mais marcante
Entre tantas memórias marcantes que Yoshida tem na PlayStation, ele elege uma como a favorita:
Entre todos esses momentos, um que se destacou para mim como algo realmente, realmente especial foi quando *Journey* ganhou o prêmio de Jogo do Ano. Journey foi distribuído pela PlayStation Network. Era um jogo pequeno, exclusivamente digital, que você pode terminar em cerca de três horas. Mas aquele jogo… [ganhou] o prêmio de Jogo do Ano contra todos esses títulos AAA, acho que pela primeira vez na indústria. O criador, Jenova Chen, fez uma apresentação no evento e contou sobre uma carta que recebeu de uma garota que perdeu o pai. Ela pensou no pai enquanto jogava e conseguiu seguir em frente com a vida.
Tudo de melhor no futuro, Yoshida-san!