Notícias

Xbox tentou tirar LittleBigPlanet da PlayStation em 2007

No entanto, a Media Molecule decidiu ser fiel à Sony e não caiu no papo

por Jean Azevedo
Xbox tentou tirar LittleBigPlanet da PlayStation em 2007

LittleBigPlanet encantou as pessoas quando foi apresentado pela primeira vez na Game Developers Conference (GDC) de 2007. A Media Molecule apareceu com um gameplay do título no PS3, e após encantar a plateia na apresentação, teve um representante do Xbox tentando tirar o título das mãos da Sony.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Quem contou essa história foi Mark Healey, diretor criativo da franquia e co-fundador da Media Molecule, que inclusive estava no palco naquele fatídico dia. Relembre a apresentação:

Em entrevista recente cedida ao canal MinnMax do YouTube, Healey contou que a Sony financiou o desenvolvimento do título após ficar encantada com uma versão prévia. No entanto, no papel, não tinha nenhuma exclusividade com a PlayStation assinada até o momento, foi apenas um suporte.

Logo após exibir a demo na GDC 2007, alguém da Microsoft chegou com uma proposta. Confira:

Na verdade, eu me lembro depois que mostramos a demonstração do LittleBigPlanet na GDC… alguém da Microsoft estava à espreita. E eles estavam meio que tentando nos roubar de ir com a Sony. E, tecnicamente, poderíamos ter feito isso. Poderíamos ter ficado tipo, “Sim, f*da-se, vamos com a Microsoft. Eles provavelmente vão nos dar um monte de dinheiro”.

Tecnicamente, eles poderiam pular do barco e seguir com o Xbox, mas os desenvolvedores acharam que seria uma atitude “muito errada e moralmente corrupta”. Mas essa tentativa de levar a franquia não foi tão formal quanto parece.

Healey disse ter saído para beber com o pessoal da Media Molecule, quando de fato a abordagem aconteceu. Um pouco envergonhado, o representante do Xbox veio com um papo de “pular do barco”, “ficaríamos felizes de tê-los aqui”, mas não se atreveu a oficializar a investida.

Questionado se imaginaria um mundo onde a Media Molecule e LittleBigPlanet tivesse fechado com o Xbox, ele disse: “Não, isso nunca teria acontecido”. De acordo com o dev, a parceria com a Sony foi essencial e todos gostam de trabalhar para a companhia.

Novo jogo do estúdio de LittleBigPlanet é promissor

Diferente de Dreams e com maior foco no gameplay, o próximo jogo da Media Molecule está sendo preparado e Healey deu a letra: “será mais um jogo do que uma ferramenta criativa”. Saiba mais aqui!