Notícias

Mesmo com fechamento da Monolith, WB Games manterá o Sistema Nemesis até 2036

Editora é a real detentora da tecnologia e perde os direitos apenas depois de agosto de 2036

por André Custodio
Mesmo com fechamento da Monolith, WB Games manterá o Sistema Nemesis até 2036

A Monolith Productions, estúdio por trás da série Terra-Média, foi fechada pela WB Games em 25 de fevereiro de 2025. Apesar disso, o Sistema Nemesis não está perdido e continuará sob controle da editora até 2036, graças a uma patente registrada em 2016.

O Sistema Nemesis estreou em Sombras de Mordor, lançado em 2014. Ele permite que NPCs inimigos evoluam com base nas ações do jogador, criando rivalidades únicas e hierarquias dinâmicas que repercutem em ações, movimentos pelo mapa, diálogos, armas e atributos físicos.

A mecânica, elogiada por sua inovação, apareceu pela última vez em Sombras da Guerra, de 2017. E com o fim da Monolith, o futuro da tecnologia parecia incerto, mas a patente garante exclusividade à WB Games por mais 11 anos, desde que as taxas sejam mantidas.

O registro impede que outros estúdios usem sistemas semelhantes até 2036. Enquanto a criadora do Nemesis deixa de existir após 30 anos de história, a WB Games o mantém como propriedade intelectual. Porém, com o cancelamento do jogo da Mulher Maravilha, não há indícios de como ele será utilizado no futuro.

terra media
Fonte: Monolith

WB Games fecha estúdio de MultiVersus

Além da Monolith, a Player First Games também foi fechada pela WB Games. Isso ocorreu logo depois do anúncio do fim de MutliVersus, que ocorre em maio deste ano. Clique aqui para saber mais.