Notícias

Usuários reportam erros no PS4 após update 4.72; saiba mais

Aparecer 'online' e 'offline' não está funcionando adequadamente.

por Daniel dos Reis
Usuários reportam erros no PS4 após update 4.72; saiba mais

A Sony lançou ontem (11) uma nova atualização de sistema para o PlayStation 4. Na ocasião, as notas explicavam somente que trata-se de “melhorias na estabilidade e desempenho do console“.

Entretanto, alguns usuários relatam exatamente o oposto disso. De acordo com relatos expostos no fórum Reddit, a atualização está fazendo com que muitos dos jogadores ‘apareçam como offline’, quando na verdade estão online. Os afetados informam ainda que são capazes de verem seus amigos online, mas o contrário não é possível.

Para quem não se recorda, o PS4 possui um recurso de ‘aparecer offline‘. Que permite que seu status na PlayStation Network apareça como offline, mesmo estando online. Esta funcionalidade é particularmente útil quando você deseja jogar com mais privacidade.

No mesmo fórum, outros usuários reforçam ainda que um ‘X’ vermelho aparece ao lado do perfil, o que impede a participação em parties e o envio de convites para outros adentarem em uma party.

Ainda não está claro se o problema é culpa exclusivamente do novo firmware ou se é algo relacionado a PlayStation Network, uma vez que nem todos estão sendo afetados pelo infortúnio. Mas, o fato só recebeu atenção justamente após a nova atualização.

Por enquanto, a Sony não se manifestou sobre o caso. O site oficial que monitora o status da PSN também não aponta qualquer problema aparente.

Possível solução

Embora nenhuma correção oficial tenha sido apresentada, caso você tenha sido afetado pelo problema, uma possível e simples saída é Recriar a Base de Dados. É um procedimento rápido, indolor que ainda mantém seus dados intactos.

  1. Passo 1: Desligue o PlayStation 4;
  2. Passo 2: Com o PS4 desligado, pressione e segure o botão de energia. …
  3. Passo 3: Conecte o DualShock 4 com o cabo USB fornecido e pressione o botão PS para que ele ligue;
  4. Passo 4: Na lista de opções, escolha: “Recriar banco de dados” ou Rebuild database em inglês.

De qualquer forma, estamos atentos ao caso. Informaremos se algo novo vier à tona.