Uso de IA generativa no Everybody’s Golf de PS5 causa irritação nos fãs
Fãs criticam uso de IA generativa no revival de Everybody's Golf: Hot Shots no PS5. Texturas de árvores foram geradas por IA com revisão humana, mas comunidade teme perda de autenticidade artística.
O retorno de Everybody’s Golf com a versão Hot Shots ao PS5 deveria marcar uma celebração nostálgica para os fãs, mas a revelação de que o jogo usará IA generativa para texturas de vegetação causou indignação. Esta novidade veio à tona na Steam, onde a página oficial do game informa que árvores e folhas foram geradas por inteligência artificial, ainda que com supervisão humana.
A decisão parte da nova estratégia da Sony de licenciar antigas franquias, neste caso, Everybody’s Golf, para outros estúdios japoneses. A Bandai Namco, que também reviveu recentemente Freedom Wars, é a desenvolvedora. Apesar disso indicar um futuro promissor para IPs esquecidas, o uso de IA está sendo visto como um risco à autenticidade basicamente “artesanal” que a série sempre valorizou.
Vale destacar que a tecnologia usada aqui não é como o SpeedTree, que auxilia artistas no design procedural de vegetação. Segundo o comunicado, trata-se de imagens geradas por IA utilizadas diretamente como texturas, o que levanta preocupações sobre originalidade visual e ética de produção. Muitos acreditam que, mesmo em elementos secundários, isso compromete o apelo manual característico da série.
Há quem defenda a medida como prática e econômica, afinal, aplicar IA em tarefas pontuais pode agilizar processos. No entanto, boa parte da comunidade teme que isso abra precedente para a adoção generalizada da IA em áreas mais críticas da criação artística nos jogos.
Everybody’s Golf Hot Shots chega em 5 de setembro
Enquanto o jogo só chega em 5 de setembro ao PS5, a polêmica mostra que o debate sobre IA nos games está apenas começando. Resta saber se a Bandai Namco conseguirá convencer o público de que o legado da franquia será respeitado.
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