Notícias

Until Dawn era para ser um jogo de PS Move; conheça essa história

Game era uma das primeiras apostas para o console de movimento do PS3, mas mudou completamente (até de estúdio); você sabia?

por Thiago Barros
Until Dawn era para ser um jogo de PS Move; conheça essa história

Se você for perguntado sobre quem desenvolveu Until Dawn, provavelmente vai responder Supermassive Games. E está certo. Mas sabia que, bem antes do survival horror com múltiplos finais que todo mundo conhece, ele era um jogo de PS Move? Feito pelo PlayStation London Studio? O site Time Expansion fez um especial muito legal para contar essa história.

De acordo com as fontes da página, a empresa britânica começou o trabalho em Until Dawn em 2008, com pessoas que estiveram envolvidas em projetos não lançados, como The Getaway 3 e Eight Days, além de novas contratações. Essa versão inicial do jogo já tinha a premissa sobre um grupo de pessoas sendo perseguido em uma montanha por uma ameaça sinistra, mas apresentava um elenco totalmente diferente, nada de elementos sobrenaturais e estava sendo desenvolvida para o PS3 e o controle de movimento.

O jogo estava sendo desenvolvido com uma versão modificada da engine SingStar e teria os jogadores controlando dois personagens, com a opção de jogar sozinho ou coop. O modo para duas pessoas seria um revezamento de PS Move entre eles, conforme a perspectiva alternasse entre os dois personagens principais, Scott Monroe e Chrissie Clarke. A ideia era de propor uma aventura para um casal na faixa dos 20 anos, para que pudessem se divertir juntos.

A história começaria também com Hannah em foco, mas em uma série de eventos bem diferente. Porém, o desenvolvimento não chegou a ir longe, porque a Sony cancelou o projeto em 2011. Para todo mundo, era o fim de Until Dawn. Só que, na Gamescom de 2012, o jogo foi anunciado, obviamente repaginado, como produção da Supermassive.

“Ninguém sabia que tinha sido transferido para outro estúdio”, disse uma das nossas fontes. “Foi simplesmente cancelado, pelo que todos sabiam. Então foi surpreendente quando descobrimos. Acho que muitas pessoas ficaram bastante desanimadas.” “Ter um projeto que estava prestes a ficar bom encerrado e retirado de você foi, na época, um pouco destruidor para a alma”, acrescenta outra fonte. “Mas eu tenho um enorme respeito pelo que a Supermassive fez com ele. Acredito que se houvesse algum produto final de algo em que você trabalhou, não poderia ter pedido por um trabalho melhor feito”.

Until Dawn foi um sucesso

Segundo o VG Chartz, com números atualizados pela última vez em Fevereiro de 2022, Until Dawn vendeu mais de 4 milhões de cópias. No Metacritic, o título tem uma boa média de 79 pontos entre as avaliações de imprensa e uma melhor ainda, 83, com os reviews do público.

Desenvolvido pela Supermassive Games, o jogo oferece uma experiência única e assustadora, permitindo que os jogadores moldem a narrativa por meio de escolhas cruciais que afetam o destino dos personagens. Situado em uma isolada montanha durante uma noite sombria, o enredo é repleto de reviravoltas e mistérios, mantendo os jogadores ansiosos para o final. Ou melhor, os finais, já que ele tem diversas possibilidades.

Certamente, um dos clássicos da geração PS4, especialmente para os fãs de terror, não é mesmo?