Notícias

Unreal Engine adiciona suporte ao PS5 e Xbox Series X

Suporte é parte da atualização 4.25 do motor gráfico

por Vinícius Paráboa
Unreal Engine adiciona suporte ao PS5 e Xbox Series X

O motor gráfico da Epic Games, Unreal Engine, recebeu uma atualização na qual adiciona suporte para os consoles next-gen. A versão 4.25 permite que desenvolvedores usem a engine em jogos de PlayStation 5 e Xbox Series X.

Em entrevista com o Game Daily, o vice-presidente de engenharia da Epic, Nick Penwarden, disse que o maior desafio na produção do update foi em relação ao loading e ao streaming.

O maior desafio técnico foi quanto ao loading e o streaming. O hardware dos consoles next-gen melhoraram muito suas capacidades e como resultado, tivemos de reescrever o I/O e os sistemas de carregamento para utilizar a largura de banda melhorada. Fizemos várias melhorias e temos ainda muito trabalho a fazer.

Outra novidade da atualização é que o motor gráfico utilizará um novo sistema VFX: Niagara. De acordo com Penwarden, este facilitará a vida dos artistas de efeitos visuais, que poderão criar “comportamentos complexos e interações” sem a ajuda de um engenheiro.

Segundo revelado no site oficial da Epic Games, a nova Unreal Engine continuará passando por atualizações com otimizações, correções e requisitos de certificação. O objetivo é apoiar os produtores na criação dos títulos de PS5 e Xbox Series X.