Notícias

Ucrânia fecha fazenda que usava 3.800 PS4 para mineração de bitcoins

Fazenda subterrânea foi fechada na cidade de Vinnytsia, na parte oeste do país

por Vinícius Paráboa
Ucrânia fecha fazenda que usava 3.800 PS4 para mineração de bitcoins

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SSU) encontrou e fechou uma fazenda de mineração de bitcoins, na cidade de Vinnytsia, a oeste do país. O local estava ilegalmente conectado à rede elétrica da região e utilizava mais de 3.800 consoles PS4 para operar.

De acordo com nota publicada pelas autoridades ucranianas, a fazenda possivelmente roubava energia e teria deixado “quarteirões inteiros de Vinnytsia sem luz”. Os videogames foram confiscados junto com 500 GPUs, 50 CPUs, além de notebooks, telefones e pendrives.

Até o fechamento do local, nenhuma atividade de mineração havia sido documentada em um PS4. Entretanto, conforme o site Tom’s Hardware lembra, os mineradores já conseguiram extrair criptomoedas de GameBoys, portanto, com uma grande quantidade de energia e dinheiro, não é surpreendente ver o console sendo usado para estes fins.

A SSU não revelou especificamente qual criptomoeda era minerada na fazenda, tampouco quais alterações os PlayStation 4 sofreram para isto se tornar possível. Mas apesar do ocorrido, o governo ucraniano não é contra bitcoins: em fevereiro, o Ministro da Energia do país considerou construir um centro de mineração que utilizaria energia nuclear.

1
(Foto: SSU)
2
(Foto: SSU)

Os 20 melhores jogos de PS4 e PS5 do 1º semestre de 2021

Recentemente, o MeuPlayStation montou um artigo para listar os 20 melhores jogos de PS4 e PS5 lançados no 1º semestre de 2021. Nomes como Returnal, It Takes Two e Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão são os destaques. Veja através deste link!