Notícias

Pesquisa revela que europeus platinam mais jogos do que norte-americanos

Pesquisa também avalia outros dados de conclusão de games

por André Custodio
Pesquisa revela que europeus platinam mais jogos do que norte-americanos

Em apresentação de Kenjo Akiyama, chefe de Tecnologia de Desenvolvedores Globais da Sony no Japão, foi divulgada uma pesquisa sobre o comportamento dos consumidores de PlayStation. Segundo os dados, usuários da Europa obtêm mais troféus de platina do que jogadores nos EUA. Já os japoneses são os mais dedicados à conclusão de games.

O estudo, realizado entre fãs dos EUA, Europa, Japão e resto da Ásia, determinou que o público japonês é o mais dedicado a explorar ao máximo um único game. Essa comunidade compreende os fãs de jogos com longa durabilidade e muitos troféus, resultando em um alto número de objetivos completados antes de partir para o próximo jogo.

Ao lado dos europeus, os asiáticos (exceto o Japão) têm maior probabilidade de adquirir os troféus de nível mais alto, enquanto os jogadores nos Estados Unidos são menos propenso a obtê-los. E apesar do público americano estar próximo das estatísticas de troféus de platina do japonês, os fãs da Terra do Sol Nascente são os que mais conquistam os 100% de jogos considerados difíceis devido ao seu senso de “nunca desistir”.

Confira abaixo a tabela:

pesquisa dos trofeus de platina
Fonte: VGC

Por que os EUA têm menos troféus de platina?

Akiyama chegou às conclusões observando os lançamentos de 2021 e suas respectivas estatísticas de troféus de platina. Com isso, foi possível criar uma taxa média de conclusão nas regiões analisadas, classificando cada local entre as quatro primeiras posições para cada jogo.

Em um apanhado geral, a Europa e o resto da Ásia abrigam os jogadores mais empenhados em completar jogos em sua totalidade. Os EUA ficaram no fundo da tabela e ocupam a posição de mais platinas em apenas um único jogo analisado. Segundo os dados, um dos motivadores para o baixo índice de platinas é a preferência por títulos multiplayer, com a América do Norte dominando no departamento.

Enquanto isso, outros gêneros são mais populares em territórios da Ásia e da Europa.

O que você achou da pesquisa? Comente! E não deixe de acompanhar o MeuPlayStation em nosso perfil oficial no TikTok!