Treta no estúdio de Limbo se torna pública e revela problemas sérios entre fundadores
Acusações, "chantagens" e muitas discussões nos bastidores da Playdead
A Playdead, produtora conhecida por Limbo e Inside, enfrenta uma crise interna que veio à tona neste mês. A disputa entre os cofundadores Arnt Jensen e Dino Patti, antes mantida nos bastidores, ganhou visibilidade pública.
Documentos judiciais e declarações recentes expõem um conflito que abala a reputação da empresa dinamarquesa. A origem do problema remonta à saída de Patti do estúdio em 2016, quando deu fim a quase uma década de parceria com Jensen.
No entanto, informações atuais revelam que a separação envolveu desentendimentos financeiros e criativos. Patti agora acusa Jensen de práticas que teriam prejudicado sua participação nos lucros de Limbo, sucesso comercial que vendeu milhões de cópias desde 2010.
Jensen, por outro lado, mantém silêncio sobre as acusações. Fontes próximas ao estúdio indicam que ele assumiu controle total da Playdead após a saída de Patti, guiando o desenvolvimento de Inside e projetos futuros. A tensão escalou com a divulgação de e-mails e contratos antigos, que sugerem um acordo rompido sobre a divisão de direitos autorais e lucros.

Caso do estúdio de Limbo evolui para a esfera judicial
O caso chegou à esfera legal neste ano, com Patti buscando reparação na justiça dinamarquesa. Ele reivindica uma compensação milionária, argumentando que sua contribuição para Limbo foi essencial ao sucesso do jogo.
De acordo com Patti, Jensen teria o acusado de ter quebrado direitos autorais após postar uma “longa descrição” do desenvolvimento de Limbo. Esse texto teria compartilhado uma “foto não autorizada” — algo pelo qual Jensen deseja uma compensação de US$ 72.630.
Essa acusação, segundo o fundador, seria uma tentativa de intimidação por suposta “violação e uso não autorizado das marcas registradas e obras protegidas por direitos autorais da Playdead em um contexto comercial e de marketing”.
Consideramos necessário tomar essa ação para proteger nossas marcas registradas e direitos autorais, que são essenciais para os negócios e a reputação da Playdead.
Você sabia que as coisas no estúdio de Limbo vão de mal a pior? Comente!