Notícias

Tradutores do DLC de Elden Ring teriam sido removidos dos créditos

Tradutores de diversas regiões do planeta não tiveram a mesma receptividade que os europeus

por André Custodio
Tradutores do DLC de Elden Ring teriam sido removidos dos créditos

Um grande movimento de tradutores surgiu nas redes sociais cobrando um posicionamento da Bandai Namco. Profissionais de diversas regiões acusam terem sido removidos dos créditos do DLC de Elden Ring, enquanto os europeus foram homenageados.

Esses grupos se concentram na América Latina e na Tailândia. Segundo eles, a localização nestas áreas ficou apenas nos termos da jogabilidade — nomes individuais de artistas e das respectivas agências ficaram de fora.

Essa determinação não teria seguido o mesmo critério, por exemplo, da Europa e de outros polos da Bandai Namco Ásia. Enquanto o Velho Continente recebeu um agradecimento especial, nomes dos tradutores chineses e coreanos apareceram nos créditos do DLC.

As críticas também sugerem uma remoção em massa dos nomes. Isso porque eles apareciam nos créditos do jogo base, mas deixaram a lista com o lançamento de Shadow of the Erdtree, dando lugar a uma “mensagem genérica de agradecimento”.

Primeiro tweet — Já se passou pouco mais de uma semana desde o lançamento de Elden Ring: Shadow of the Erdtree e, como esperado, é um grande sucesso. Infelizmente, os tradutores ES-LATAM, PT-BR e tailandês parecem estar de fora dos créditos.

Segundo tweet — Para a Tailândia, apenas a agência é creditada. Para ES-LATAM e PT-BR, a Bandai América não apenas optou por não creditar ninguém, mas também parece que os tradutores que estavam nos créditos do jogo base agora são apenas agradecidos.

Para efeitos comparativos, um tradutor europeu confirmou que as equipes estão “totalmente creditadas” na expansão e já haviam sido mencionadas nos créditos do jogo base.

Parece que, com o lançamento de Elden Ring: Shadow of the Erdtree, as equipes de localização estão finalmente totalmente credenciadas (os testadores já estavam no jogo base).

Até o momento, a Bandai Namco não comentou o ocorrido. Porém, a política de crédito em jogos da International Game Developers Association menciona violações caso qualquer colaborador de localização não seja mencionado.

Elden Ring está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC.

10 erros que você não pode cometer no DLC de Elden Ring

Nesta semana, preparamos uma matéria especial com mais dicas sobre a expansão do soulslike. O artigo mostra dez sugestões para você mandar bem na campanha, focando em aspectos que podem atrapalhar sua experiência. Clique aqui e confira.