Notícias

The Callisto Protocol: diretor revela jornada de trabalho intensa e recebe críticas

Devs têm trabalhado até 7 dias por semana, o que gerou críticas na web

por Raphael Batista
The Callisto Protocol: diretor revela jornada de trabalho intensa e recebe críticas

Glen A. Schofield compartilhou um breve relato de como tem sido os últimos dias no desenvolvimento de The Callisto Protocol. O diretor-executivo disse que tem trabalhado até “sete dias por semana e até mesmo exaurido, desgastado e com COVID”.

Ao que parece, a intenção de Schofield era exaltar o compromisso da equipe, mas o público criticou o crunch relatado pelo diretor. Ele até apagou a publicação, mas muita gente conseguiu tirar print.

Eu só falo do jogo durante um evento. Estamos trabalhando 6-7 dias por semana e ninguém está nos forçando a isso. Exausão, cansaço, COVID, mas estamos aqui. Bugs, glitches e correções de performance. Uma última passada no áudio. 12 a 15 horas no dia. Isso é o gaming. Trabalho duro. Almoçando, jantando e trabalhando. Você faz isso porque ama.

1

O jornalista Jason Schreier também se pronunciou sobre o caso, apontando como a “cultura do crunch é definida”. Em sua análise, ele disse que “ninguém é forçado a trabalhar tanto, mas as pessoas pensam o quanto prejudicará a carreira delas”.

Schreier ainda reforçou que o discurso “você faz porque ama” é uma paixão transformada em ferramenta. Ele finaliza: “é por isso que as pessoas estão sofrendo ‘burnout’ nesse meio”.

Após toda a polêmica, Schofield retornou ao Twitter para pedir desculpas à equipe de desenvolvimento.

Qualquer um que me conhece sabe o quanto apaixonado eu sou pelas pessoas com quem trabalho. Mais cedo, eu tweetei o quão orgulhoso eu estava pelo esforço da equipe. Aquilo foi errado. Nós valorizamos paixão e criatividade, não horas longas. Peço desculpas à equipe por isso.

The Callisto Protocol chega em dezembro

O título está programado para o dia 2 de dezembro para PS4PS5, Xbox One, Xbox Series e PC. The Callisto Protocol já está em pré-venda na PlaStation Store, mas por enquanto, ainda não foi à gold.