Notícias

Fazem sentido? Teorias explicam final alternativo de Dead Space

Final secreto pode dar pistas sobre o futuro da série nos games

por André Custodio
Fazem sentido? Teorias explicam final alternativo de Dead Space

Alcançar o final alternativo de Dead Space pode não ser um trabalho simples, mas seus resultados são satisfatórios especialmente para os fãs mais curiosos. Além de trazer novos contornos para a história de Isaac, ele se aprofunda ainda mais na trama de Ishimura e sugere informações sobre o futuro da série.

Como ocorre em todos os finais mais subjetivos, teorias especulam como os eventos de encerramento podem agregar à jornada do remake. No caso do título de 2023, as cenas surgem para adicionar contornos inéditos, visto que não há qualquer menção a elas no game original, lançado em outubro de 2008.

ATENÇÃO! Os parágrafos a seguir trazem spoilers comprometedores de Dead Space.

Após fugir da USG Ishimura com a nave Aegis VII, Isaac vê um asteroide colidindo com o planeta e entra em um estado de transe. Sua esposa morta aparece logo atrás e, com as mãos em seus ombros, pergunta quando voltarão para casa. Isaac responde apenas que precisa “construir algo”.

Aparentemente, o final alternativo de Dead Space mostra que o protagonista foi para o lado mau. Como os Marcadores manipulam a mente humana, criam alucinações e estimulam a continuidade, o engenheiro sente o desejo de construir um novo artefato e dar sequência à destruição de espécies pelo cosmos.

Confira abaixo três teorias centrais que podem esclarecer o final alternativo de Dead Space:

1. Conteúdo bônus de rejogabilidade

dead space
Fonte: Reprodução

O final alternativo de Dead Space pode ter sido implementado apenas como forma de estimular os fãs a experimentarem o jogo. Como ele faz parte do New Game+ e exige alguns processos para ser ativado, há chances de sua aparição ocorrer como uma das novidades produzidas para o remake da EA Motive.

Em outra oportunidade, desenvolvedores revelaram que o título teria alguns segredos para tornar o modo de expansão de gameplay mais instigante. Assim, é possível haver uma explicação menos emocionante e sem grandes propósitos referentes à trama central ou à uma futura sequência.

2. Extensão do roteiro original

dead space
Fonte: EA

Outra explicação para o final alternativo de Dead Space seria o interesse da EA Motive em trabalhar com uma nova linha do tempo. Nessa cronologia, Isaac poderia ser o vilão e apareceria como o início de novos eventos de Marcadores ocorridos pela galáxia (quem sabe até mesmo na Terra?).

Com isso, mesmo desenvolvendo remakes de Dead Space 2 e 3, o estúdio poderia se aproveitar do encerramento para criar conteúdos originais e remixá-los com os clássicos. Além disso, há outros tipos de mídias que podem fornecer materiais a esse conceito, como os filmes animados “A Queda” e “Aftermath”.

Assim, o título de nova geração funcionaria mais como uma prequela do que como um reboot da franquia. Essa ideia seria uma iniciativa ousada da Electronic Arts, costurando algumas pontas soltas e buscando um encerramento ainda mais sombrio para a campanha principal.

3. Retorno a Dead Space 4

dead space
Fonte: EA

Ao longo dos últimos anos, ex-desenvolvedores da Visceral divulgaram planos para um possível roteiro de Dead Space 4. No game, Isaac estaria cumprindo involuntariamente a vontade das Luas dos Irmãos e as guiaria até a Terra, iniciando um processo catastrófico de destruição da humanidade.

Esse material seria influenciado pela cultura lovecraftiana e faria todo sentido, tendo e vista o final alternativo de Dead Space. Além disso, teria Ellie Langford como protagonista, ao mesmo tempo que mostraria como Isaac estaria lidando com toda a manipulação dos seres sencientes.

Como fazer o final alternativo de Dead Space

Recentemente, preparamos uma matéria especial explicando como alcançar o final alternativo de Dead Space. Conteúdo exclusivo do New Game+, as cenas de encerramento exigem a busca de novos artefatos pelos fãs e obriga a conclusão de uma campanha adicional. Clique aqui para saber mais.