Temporada 4 de Diablo IV promete loots mais atrativos e dinamismo
Devs Joseph Piepiora, Adam Jackson e Colin Finer trazem detalhes da Temporada 4 em entrevista ao MeuPS
Diablo IV chegou em junho de 2023 e mesmo quase um ano depois, a Blizzard segue empolgada em trazer novidades para seu RPG de ação. O título vai para a sua quarta temporada, que estreia em 14 de maio e traz novidades especiais para quem é aficionado por loots.
O MeuPlayStation teve a oportunidade de participar de uma entrevista coletiva com os devs Joseph Piepiora (diretor associado do game), Adam Jackson (designer líder de classes ao vivo) e Colin Finer (designer líder de jogos ao vivo). Os três revelaram detalhes sobre a nova season e prometeram uma “experiência recompensadora” para a comunidade.
“Diablo IV é sobre loots incríveis”
Finer e Jackson começam comentando sobre os principais pontos de mudança para a Temporada 4 de Diablo IV. A mecânica de loot sofrerá alterações, para que os jogadores passem mais tempo em gameplay ativo (ou seja, matando demônios), do que analisando cada drop (se determinado item funciona com seu personagem, por exemplo).
Colin: “Um dos principais feedbacks dos fãs depois do lançamento foi sobre o loot e como ter uma experiência recompensadora. Diablo IV é sobre loot. Pensamos como a experiência de loot poderia ter mais personalização, como resumiríamos as coisas para os jogadores estarem matando mais demônios e analisando menos seus loots. É mais sobre ter os players em ação e garantirmos que o loot pareça incrível quando dropa, adicionando criatividade e autonomia ao sistema.”
Adam: “Outro ponto que recebemos feedback foi no sentido de que os jogadores estavam analisando seus loots a toda hora, vendo item a item e como esses itens eram complicados. Uma grande parte do jogo era que depois de uma dungeon, os jogadores iam à cidade e passavam muito tempo analisando itens, o que não era uma tarefa muito legal, sabe? Estatísticas com muitas condições, muito texto e coisas assim… Com esse update estamos tentando fazer as coisas ficarem mais fáceis de entender mantendo a profundidade lá, mas tornando essa tarefa de análise mais esporádica, do que algo a ser feito a toda hora.”
Obter loots será parte importante da experiência na season 4 de Diablo IV. Colin seguiu debatendo sobre o sistema de looting, explicando que os jogadores verão menos itens caírem de monstros, mas melhorando a qualidade dos mesmos. Os Afixos, por exemplo, focarão em dar algo mais pertinente ao personagem do jogador — seja ele um Bárbaro, um Mago, etc.
Colin: “Trabalhando na Season 4, a discussão foi sobre como melhorar a qualidade do loot, enquanto reduzíamos a quantidade. Então reduzimos a quantidade de itens que os jogadores obterão, mas não tornando isso ruim, sabemos que Diablo IV é sobre ter vários loots incríveis. Nós incrementamos o poder nos afixos dos itens lendários, então reduzimos os afixos-base substancialmente. Antes costumava ser, sabe, um item lendário tinha quatro afixos de um total de tipo, 50. Realmente cortamos uma quantidade de estatísticas que vinham nesses itens, mas droparão mais estatísticas pertinentes para o seu personagem. É mais sobre os jogadores obterem itens com que se importam e que essas estatísticas sejam viáveis, para fazer você ter o item que você quer rapidamente.
Também adicionamos modificações de crafting que te permite customizar tal item. Então a ideia é que sua jornada não acabe quando você pega aquele item, mas, sim, fazer o item embarcar em outra jornada, para se tornar ainda mais importante para você. Existem dois sistemas que acreditamos que fará isso funcionar: A ‘Têmpera’ permitirá você adicionar dois afixos em itens ancestrais… ele traz muita criatividade para builds. E aí temos o nosso novo sistema, para levar o item além de sua capacidade inicial, que é a Maximização. Toda a vez que você maximiza um item, todas as estatísticas dos afixos vão melhorar em cerca de 5%, e a cada 4 upgrades de um total de 12, uma dessas estatísticas vai critar. Ou seja, vai fortalecer significativamente um afixo.”
Em outro momento do bate-papo, o diretor Joseph Piepiora comentou sobre os “Rituais Malditos”, que ocorrem como parte do evento de Maré Infernal Renascida na Temporada 4. A primeira novidade é a Hellworm, uma espécie de minhoca gigante que aparece durante o citado ritual. Ela pode invocar vários demônios para enfrentarem os jogadores, mas não é um inimigo a ser derrotado.
Joseph: “Quando a Hellworm aparece, é muito legal, eu lembro quando mostramos pra equipe pela primeira vez, foi muito divertido… Mas quando a Hellworm aparece e spawna diversos demônios para você enfrentar, você não pode matá-la.”
Ainda falando do Ritual Maldito de Diablo IV, temos a Donzela de Sangue, o chefe final dessa parte. Piepiora evitou dar muitos detalhes da luta, mas garante recompensas animadoras para quem tiver a coragem de enfrentá-la e derrotá-la.
Joseph: “A Donzela de Sangue é essa Súcubo realmente poderosa que pode ser invocada, quando a Maré Infernal Renascida está ativa, enquanto você trabalha com outros jogadores próximos. A Donzela é muito forte, ela vai invocar vários demônios para ajudá-la, enquanto você tenta matá-la. Se você conseguir isto, vai obter itens lendários, chance de itens únicos, além de materiais para invocar os chefões mais poderosos do jogo.”.
Gerenciamento de itens em Diablo IV estará menos complexo
Piepiora ainda comentou seu ponto predileto da Temporada 4 de Diablo IV. Novamente citando o feedback da comunidade, ele lembra de problemas que existiam com o gerenciamento do inventário, especialmente quando o jogador ganhava itens que tinham poderes lendários. Agora, com as alterações no Códice do Poder, esses poderes lendários vão para lá, apenas ao reciclar um item com um ferreiro.
Joseph: “Tivemos muito feedback dos jogadores sobre o gerenciamento do inventário. Um dos problemas que aparecem quando você entra em dificuldades mais altas (III e IV), é que quando você ganha um item lendário, você precisa ficar com eles por um tempo, para extrair o poder lendário mais tarde. Quando você o extrai, ele se torna um cristal que vai para o seu inventário. E quando você usa o aspecto lendário, vai colocar em um item por uma única vez e já não pode fazer esse processo de novo. Como resultado, quando um jogador acha um poder lendário de um conjunto que ele realmente precisa pra sua build, ele naturalmente o guarda, porque nunca sabe quando vai trocar um equipamento e colocar esse poder nele.
Com as mudanças que fizemos no Códice do Poder, agora funciona diferente. Quando um item lendário é dropado, você pode levá-lo a um ferreiro e reciclá-lo. Com isso, o poder lendário é colocado permanentemente no seu Códice do Poder. Você o tem para o resto da temporada e só o perde se o substituir por uma versão aprimorada daquele mesmo poder, então, nunca vai rebaixar essa estatística. Então, caso encontre um poder que realmente precisa pra sua build funcionar, você tem ele daquele ponto em diante.”
Com Diablo IV a poucos meses de completar um ano de lançamento, é natural que jogadores novatos se sintam receosos de embarcarem na jornada para Santuário. No entanto, a Blizzard acredita que a quarta temporada é o momento ideal para essa parcela do público entrar de cabeça no game, uma vez que o sistema está de fácil compreensão, mas sem perder sua profundidade.
Adam: “É uma boa hora para os novatos chegarem porque tivemos muitas discussões para que o sistema fosse mais simples e fácil para alcançar o divertimento do jogo. Fizemos muitas coisas para tornar isso verdade. Um exemplo é que antes, quando um item dropava, você tinha que avaliar se era bom para seu personagem e esse era um processo muito complicado que precisava ser feito muitas vezes. Muitos de nossos afixos e estatísticas nos itens tinham muitas condições… Você precisava [avaliar] centenas de vezes. Em uma sessão de gameplay, se você fosse em cinco dungeons, você fazia cerca de 150 avaliações de estatísticas complicadas. Isso não era divertido. Agora, quando você vê itens no jogo, é muito mais simples: item X te dá mais força ou chance de crítico… Como jogador, tudo agora vai ser muito mais divertido. Ainda teremos a complexidade, mas ela está por trás de tudo, então depois que você encontra o item com os status que você quer, você faz a Têmpera, a Maximização e o transforma neste item incrível. Você vai gastar seu tempo agora matando monstros, caçando itens e afixos… o objetivo da season 4 é ir jogar e se divertir.”
Um questionamento interessante apresentado é era possível pular a campanha principal em Santuário e ir direto para o conteúdo sazonal de Diablo IV. Piepiora confirma a informação, mas recomenda: desfrute da história com Lilith e cia.
Joseph: “Recomendamos jogar a campanha, mas adicionamos a opção de pulá-la e dar acesso ao conteúdo de temporada. Normalmente esse tipo de conteúdo é bloqueado, mas agora essa opção está disponível, caso os jogadores queiram checar o conteúdo sazonal rapidamente.”
Por fim, Finer comenta sobre os “Afixos Maiores”, versões mais poderosas dos afixos normais com um multiplicador de 1,5x no relançamento máximo do afixo-base e que só aparecem em itens lendários e únicos. Segundo ele, não há como usar encantamentos neles.
Colin: “Afixos Maiores só aparecem em itens dropados, então não podem ser encantados. Nós queríamos manter aquela empolgação, quando, por exemplo, um item dropa com três Afixos Maiores. Achamos que se desse pra encantá-los, ia tirar essa empolgação de quem os consegue.”
Diablo IV está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One e PC. Continua desfrutando do game? Se não, pretende retornar a Santuário? Comente abaixo!