Notícias

Tecnologia de compressão de dados fará o PS5 ter o “loading mais rápido de todos os tempos”

PS5 se aproveitará da Oodle Texture e Oodle Kraken para proporcionar loadings velozes

por Vinícius Paráboa
Tecnologia de compressão de dados fará o PS5 ter o

A RAD Game Tools, criadora da tecnologia de compressão da Oodle, explicou como o PS5 se aproveitará da Oodle Kraken e Oodle Texture. Graças às técnicas, o console next-gen promete entregar o “carregamento mais rápido de todos os tempos”, de acordo com a empresa.

A Sony licenciou a Oodle para o PlayStation 5, e segundo Charles Bloom, programador de middleware da companhia, o loading veloz só será possível por causa do SSD, do “excelente” sistema input/output e do decodificador de hardware Oodle Kraken.

O compressor Kraken age como um multiplicador para a velocidade IO e a capacidade de disco, armazenando mais jogos e carregando mais rápido em proporção à taxa de compressão.

A Sony publicou que o SSD é capaz de atingir 5,5 GB/s, além de ter uma largura de banda descompactada em torno de 8-9 GB/s, com base em taxas de compressão médias de 1,5 para 1. Embora o Kraken seja um excelente compressor genérico, ele teve dificuldades para encontrar padrões utilizáveis ​​em um tipo crucial de conteúdo: texturas de GPU, que constituem em uma boa parte do jogo. Desde então, melhoramos a taxa de compressão de texturas de GPU, com o Oodle Texture, que as codifica de forma onde a Kraken possa encontrar padrões para explorar. O resultado é esperarmos uma melhor taxa no futuro, perto de 2 para 1.

Quando um título precisa de dados no PS5, ele faz uma solicitação ao sistema IO, que carrega os dados comprimidos do SSD; isto é entregue ao hardware de decodificação Kraken, que manda os dados descomprimidos pedidos pelo game à RAM. Em relação ao jogo, eles apenas obtêm seus dados descompactados, mas com maior rendimento.

Bloom ainda revelou que a Sony licenciou a Oodle Texture para títulos de PS4 e PS5. Entretanto, como se trata de “uma nova tecnologia”, nem todos os games do console next-gen a utilizarão no lançamento. “Esperamos que esteja na maioria dos jogos de PlayStation 5 no futuro“, ele adicionou.