Notícias

Take-Two encerra processo legal contra modders de GTA 3 e Vice City

Disputa ocorre desde 2021, quando grupo de modders aplicou melhorias e correções sem autorização nos jogos

por André Custodio
Take-Two encerra processo legal contra modders de GTA 3 e Vice City

Um documento legal recém-compartilhado na web indica que a Take-Two, empresa-mãe da Rockstar, decidiu encerrar o processo contra um grupo de modders de GTA 3 e Vice City. Em vigor desde 2021, a disputa é finalizada através de um acordo entre as partes, mas não deve ser o ponto final colocado pela companhia de jogos.

A informação foi compartilhada pelo usuário do Twitter “videotech_” e traz mais detalhes sobre o imbróglio. O acordo entre a companhia e os especialistas em engenharia reversa foi consolidado na última segunda-feira (3), mas não há mais esclarecimentos sobre os termos da negociação.

Apesar dessa paz selada, a Take-Two ainda tomará medidas contra os “arguidos não identificados restantes”. Isso indica que mais pessoas envolvidas com a violação de direitos autorais podem ser processadas. 

O processo da Take-Two contra os modders

Em 2021, um grupo de especialistas em engenharia reversa alterou o código-fonte de GTA 3 e Vice City para lançar os projetos re3 e reVC. Ambas as versões, aplicadas sob as cópias de PC, consistiam em unidades aprimoradas, contendo correções de bugs, melhorias visuais e suporte a widescreen.

As modificações foram lançadas publicamente no GitHub e ficaram acessíveis a todos os fãs. Foi então que a Take-Two interviu com um aviso de remoção de DMCA, alegando violações e fraudes contra seus produtos oficiais.

gta vice city
Fonte: Rockstar

Em seguida, os acusados argumentaram “qualquer código neste repositório que seja semelhante ao código ou outro conteúdo de propriedade da Take-Two está desprotegido por direitos autorais ou é permitido sob uso justo”. Porém, após inserir re3 e reVC novamente na web, a Take-Two processou os envolvidos e derrubou de vez os conteúdos.