MeuPlayStation | Tudo sobre PlayStation

Take-Two encerra processo legal contra modders de GTA 3 e Vice City

Disputa ocorre desde 2021, quando grupo de modders aplicou melhorias e correções sem autorização nos jogos

Take-Two encerra processo legal contra modders de GTA 3 e Vice City

Um documento legal recém-compartilhado na web indica que a Take-Two, empresa-mãe da Rockstar, decidiu encerrar o processo contra um grupo de modders de GTA 3 e Vice City. Em vigor desde 2021, a disputa é finalizada através de um acordo entre as partes, mas não deve ser o ponto final colocado pela companhia de jogos.

A informação foi compartilhada pelo usuário do Twitter “videotech_” e traz mais detalhes sobre o imbróglio. O acordo entre a companhia e os especialistas em engenharia reversa foi consolidado na última segunda-feira (3), mas não há mais esclarecimentos sobre os termos da negociação.

Apesar dessa paz selada, a Take-Two ainda tomará medidas contra os “arguidos não identificados restantes”. Isso indica que mais pessoas envolvidas com a violação de direitos autorais podem ser processadas. 

O processo da Take-Two contra os modders

Em 2021, um grupo de especialistas em engenharia reversa alterou o código-fonte de GTA 3 e Vice City para lançar os projetos re3 e reVC. Ambas as versões, aplicadas sob as cópias de PC, consistiam em unidades aprimoradas, contendo correções de bugs, melhorias visuais e suporte a widescreen.

As modificações foram lançadas publicamente no GitHub e ficaram acessíveis a todos os fãs. Foi então que a Take-Two interviu com um aviso de remoção de DMCA, alegando violações e fraudes contra seus produtos oficiais.

gta vice city
Fonte: Rockstar

Em seguida, os acusados argumentaram “qualquer código neste repositório que seja semelhante ao código ou outro conteúdo de propriedade da Take-Two está desprotegido por direitos autorais ou é permitido sob uso justo”. Porém, após inserir re3 e reVC novamente na web, a Take-Two processou os envolvidos e derrubou de vez os conteúdos.

Fonte: GamesRadar+

Mais em Notícias

Autor

foto do author do artigo André Custodio

André Custodio

Redator

Fã de jogos de terror e desbravador de soulslike vez ou outra. Consegui me livrar de FIFA por motivos pessoais (ruindade) e hoje me sinto uma pessoa melhor. Também curto platinas, mas não vou atrás de algo que me tira do sério.

Mais artigos de André Custodio

icone representando um redirecionamento para outra pagina
Comunicar erro no artigo

Notícias