Notícias

Tags de acessibilidade do PS5 chegam esta semana à PlayStation Store

Novidades incorporadas à loja ficarão disponíveis apenas para jogos selecionados

por André Custodio
Tags de acessibilidade do PS5 chegam esta semana à PlayStation Store

Uma novidade chega esta semana aos donos de PlayStation 5. A próxima atualização do console implementará recursos de acessibilidade ao console, levando tags especiais para a PS Store com mais opções de filtros de busca.

Em postagem no PS Blog, devs da Sony deram mais detalhes sobre a função da loja. Durante a navegação pelos hubs dos catálogos, usuários verão uma lista de alternativas de pesquisa, contendo sugestões de acessibilidade visual, taxas de quadros, tecnologias do DualSense, configurações de dificuldade e mais.

Confira abaixo um vídeo explicativo sobre as tags na PS Store:

Vale lembrar que as tags ficam disponíveis para visualização apenas em jogos selecionados de PS4 e PS5, exclusivamente via console de nova geração. Ao todo, mais de 50 etiquetas serão adicionadas à ferramenta, e permitem a descoberta de games capazes de atender às preferências dos usuários.

Leia em seguida alguns dos destaques da novidade:

  • Recursos de acessibilidade visual, como texto nítido, texto grande, alternativas de cor, indicações de áudio e indicadores de áudio direcionais.
  • Recursos de áudio, como controles de volume, áudio mono, leitor da tela e alternativas de indicação visual.
  • Opções de legenda, incluindo tamanho da legenda, legendas nítidas e legendas grandes.
  • Opções de controle, incluindo remapeamento de botões, sensibilidade do controle analógico e capacidade de jogar sem manter os botões pressionados, pressionamentos de botão rápidos ou controle de movimento.
  • Opções de gameplay, como configurações de dificuldade, quebra-cabeças ignoráveis, eventos rápidos simplificados e velocidade do jogo.
  • Opções de comunicação online, como texto ou transcrição de bate-papo e comunicação ping.

Lembrando que, para encontrar as opções de acessibilidade do jogo, basta apertar o botão “triângulo” em sua respectiva página.

Experiência personalizada na PS Store

As tags serão lançadas gradualmente durante a semana e chegam, em um primeiro momento, para dez títulos. A expectativa da Sony é que, nos próximos meses, essas configurações sejam implementadas por estúdios de jogos em uma ampla gama na PS Store, oferecendo uma experiência personalizada.

Veja abaixo os primeiros games a receber o recurso:

O que você achou dessa nova ferramenta da PS Store? Comente!