Square Enix perdeu quase US$ 2 bilhões em valor de mercado desde junho
Queda de 30% nas ações foi registrada após o lançamento de Final Fantasy XVI
As notícias mais recentes dos resultados financeiros da Square Enix não são nada animadoras. Desde junho, após o lançamento de Final Fantasy XVI, a empresa registrou uma queda de 30% em suas ações, algo que vem preocupando os investidores.
De acordo com os atuais índices de mercado, a perda no valor das ações da empresa chegou à casa dos US$ 2 bilhões. Isso teria sido apenas um gatilho para a exposição de graves problemas ocorridos dentro da desenvolvedora.
Em um artigo da Bloomberg, foi relatado que a Square Enix está sendo significativamente afetada nos setores de estrutura de desenvolvimento de jogos e controle de qualidade. Com isso, as expectativas no longo prazo seriam preocupantes, segundo analistas.
“Inundar o mercado com jogos inacabados, ruins ou não testados é uma má jogada”, disse o desenvolvedor Michael Prefontaine, em referência a Marvel’s Avengers, Forspoken e The DioField Chronicle. “A empresa se esforçou demais com muitos títulos sem a devida supervisão.”
Supervisão de projetos da Square Enix seria ineficiente
Os relatos apontam que um dos motivos para os fracassos recentes em jogos da Square Enix seria a liberdade oferecida a produtores individuais. Isso permitiria que os detentores obtivessem muito controle sobre o escopo e direção dos projetos, mas sem uma fiscalização rígida.
A ineficiência na supervisão dos games também teria causado a entrega de documentações inadequadas, muitas vezes originadas de equipes desestruturadas. Dessa forma, os números da empresa foram impactados e fecharam, na última quarta-feira, em seu nível mais baixo desde maio de 2022.
“Continuamos preocupados com a estrutura de desenvolvimento de jogos e com o controle de qualidade dos jogos da empresa, o que pode limitar o desempenho no longo prazo”, conclui Yijia Zhai, analista da Macquarie Capital Securities Japan.
No momento, a Square Enix trabalha em Final Fantasy VII Rebirth, que segue ainda sem previsão de lançamento no PS5. A versão de PC de Final Fantasy XVI também está em desenvolvimento.