Notícias

Sucesso de Fortnite pode estar atrapalhando outras franquias; entenda

Sucesso de Fortnite é tão massivo que está reduzindo o desempenho de outros multiplayers.

por Bruna Mattos
Sucesso de Fortnite pode estar atrapalhando outras franquias; entenda

O sucesso de Fortnite é tão grande que pode estar atrapalhando o desempenho – leia-se: lucro – de outras franquias de jogos. O fenômeno do Battle Royale, fortemente popularizado pelo game, fez com que os grandes Battlefield V e Call of Duty Black Ops 4 se rendessem ao gênero.

Enquanto a popularidade do jogo da Epic Games pode parecer algo que atrai mais público para os videogames, beneficiando a indústria, um relatório da agência Superdata sugere justamente o contrário.

Segundo a pesquisa, há uma grande sobreposição entre os perfis de consumidores de Fortnite e de outros jogos multiplayer, como CS: GO, League of Legends e Overwatch. Se estas pessoas estão passando mais tempo jogando Fortnite, também estão se dedicando menos a outros jogos, fazendo menos compras in-game ou, até mesmo, deixando de comprar outros títulos.

O relatório mostra que quedas importantes na audiência de streaming de jogos como Overwatch, League of Legends e CS: GO no Twitch (16%, 19% e 51% respectivamente), coincidem com um crescimento impressionante de 59% para Fortnite.

A Superdata aponta que o sucesso monstruoso de Fortnite está, basicamente, “canibalizando” a ampla audiência de jogos multiplayer com seu crescimento massivo. Não é como se a Epic Games estivesse fazendo algo de forma intencional, mas parece que outras franquias não estavam preparadas para enfrentar e se manter estáveis na presença de um concorrente tão forte.