Notícias

Streaming nos videogames “é o futuro”, diz Hideo Kojima

As mudanças na cultura acontecerão dentro dos próximos cinco anos, diz o diretor.

por Raphael Batista
Streaming nos videogames

O criador da franquia Metal Gear e do aguardado Death Stranding, Hideo Kojima, é a mais nova celebridade dos games a falar sobre o streaming como futuro dos videogames. Para ele, a funcionalidade abre portas para novas possibilidades de interatividade. Em palestra na SDDC, o japonês falou que o serviço ultrapassa os limites do “gênero” dos games – a ponto de o unificar com os filmes.

Os jogos também serão streaming. Num futuro próximo, jogos e filmes se tornarão mais próximos, em uma categoria quase similar. Eu penso que estamos entrando numa era cheia de possibilidade. Não será apenas interativo ou não-interativo, mas existirá um meio-termo nisso.

O designer acredita numa mudança na cultura do entretenimento dentro dos próximos cinco anos. Segundo ele, a distribuição de filmes, músicas e jogos será redefinida como arte graças as tecnologias desenvolvidas.

No mesmo painel do evento, o diretor de filmes, Nicolas Refn, que interpretará um dos personagens de Death Stranding, também falou do tema. Ele vê a internet como principal fator para a transformação da sociedade, fazendo de todos os conteúdos mais acessíveis. Com isso, uma gama de possibilidades se abre para os produtores e para os consumidores.

Criatividade não pode ser mais controlada. Nenhum grupo ou somente a elite consegue reter esse domínio. A criatividade é você. É possível criar, porque todos nós somos seres-humanos. O que a internet permitiu é compartilhar. É uma era de muitas possibilidades.

O assunto do streaming ainda é controverso entre os produtores. Por exemplo, a Square Enix não acredita numa rápida transição devido à estabilidade dos ambientes tradicionais. Por outro lado, a Electronic Arts está confiante no futuro. E você, o que acha?