Notícias

Empresa chamada Stellarblade processa a Sony por Stellar Blade

Companhia do ramo dos filmes tem "mesmo nome" do jogo Stellar Blade e não gostou nada disso

por Thiago Barros
Empresa chamada Stellarblade processa a Sony por Stellar Blade

A empresa de produção de filmes Stellarblade, sediada na Louisiana, entrou com um processo contra a desenvolvedora de jogos Shift Up e a Sony Interactive Entertainment, alegando violação de marca registrada. O motivo do processo? O nome “Stellar Blade“, título do famoso/polêmico jogo do estúdio sul-coreano que chegou ao PS5 no começo do ano.

De acordo com informações divulgadas pela IGN, a Stellarblade LLC, representada por seu proprietário, Griffith Chambers Mehaffey, registrou a queixa no início do mês. A produtora foi fundada em 2010, e Mehaffey afirma que possui o domínio “stellarblade.com” desde 2006, utilizando-o desde 2011.

Stellar Blade, por sua vez, foi anunciado inicialmente em 2019 sob o nome Project Eve No entanto, em 2022, o título foi alterado, e registrado como marca relacionada a videogames em janeiro de 2023. Logo depois, em junho de 2023, Mehaffey registrou “Stellarblade” como uma marca comercial e, em julho, enviou uma notificação legal (cease and desist) à Shift Up.

O principal argumento de Mehaffey é que as marcas são “confusamente semelhantes”, gerando resultados de pesquisa que priorizam o jogo, relegando sua empresa de filmes ao esquecimento digital. Ele pede indenização por danos e honorários advocatícios, além de solicitar que a Shift Up e a Sony sejam impedidas de usar o nome Stellar Blade.

Empresa quer destruição de materiais de Stellar Blade

Mehaffey ainda exige a destruição de todos os materiais relacionados ao jogo. Segundo o advogado de Mehaffey, “é necessário proteger marcas menores quando grandes corporações ignoram direitos estabelecidos. O monopólio dos resultados de busca online ameaça a sobrevivência de um negócio construído ao longo de mais de uma década.”

A situação ainda está em andamento, e as empresas envolvidas não se pronunciaram sobre o caso.