Notícias

Steam vai “avisar” quando o jogo for compatível com o DualSense

Com base no feedback dos desenvolvedores, plataforma de PC alertará consumidores

por Jean Azevedo
Steam vai

Nem todos os jogos compatíveis com controles do Xbox na Steam funcionam perfeitamente com o DualShock 4 e o DualSense. Para resolver esse problema, a plataforma implementou um sistema de aviso aos jogadores para garantir uma experiência satisfatória com os controles.

Os desenvolvedores agora tem a opção de informar sobre essa compatibilidade na seção “Editar página da loja” do Steamworks. Dessa forma, uma etiqueta será exibida aos consumidores, indicando a compatibilidade com os controles da Sony.

1

Essa medida permite que os jogos sejam classificados como “Compatibilidade total com controle” ou “Compatibilidade parcial com controle”, com base nos critérios especificados pelos próprios estúdios. A medida entrará em funcionamento em outubro, segundo a Steam.

Na Steam, jogadores começaram a preferir um DualSense ou DualShock para o gameplay

A Steam considera importante deixar o aviso aos jogadores porque muitos dos consumidores preferem se divertir com um controle. Dentre essas pessoas, 27% escolhem os da marca PlayStation:

Nos últimos anos, ficou cada vez mais comum os usuários jogarem no Steam usando um controle em vez de apenas mouse e teclado. Em números, isso significa que desde 2017 mais de 87 milhões de usuários do Steam já jogaram com um controle pelo menos uma vez.

Entre esses usuários, a maioria (cerca de 69%) usou algum controle de Xbox, enquanto os outros usaram controles de PlayStation, o controle Pro do Nintendo Switch e centenas de outros dispositivos.

Porém, notamos um aumento recente de usuários de controles de PlayStation variados. Em 2018, por exemplo, 11% das sessões de jogo com controles foi com um controle de PlayStation. Atualmente, esse número chega a 27%.

2

Você joga no PC e usa o DualSense? Boa notícia, não é mesmo?