Notícias

SSD do PS5 pode ser da “família” Samsung NVMe 980 QVO

Modelo teria boa relação custo vs. benefício.

por Vinícius Paráboa
SSD do PS5 pode ser da

Uma das novidades mais ventiladas pela Sony para o PS5 é o SSD que promete reduzir os tempos de loading drasticamente. Por conta disso, analistas da indústria seguem investigando qual será o modelo do dispositivo. E, aparentemente, o Samsung NVMe 980 QVO figura entre os mais cotados.

O modelo não é topo de linha, mas promete “velocidade”. Além disso, por não ser uma opção premium, o preço final poderia baixar os custos de produção e tornar o console um pouco mais acessível.

Segundo o site Let’s Go Digital, a Samsung desenvolveu três SSDs da linha 980: PRO, EVO e QVO. O primeiro foi apresentado na CES 2020 e oferece uma velocidade de leitura sequencial de 7 GB/s. Os outros dois ainda não foram revelados, mas tiveram suas patentes registradas na EUIPO (Instituto da Propriedade Intelectual da União Européia).

Os analistas estimaram a diferença entre os modelos. O NVMe 980 EVO é intermediário e deve chegar a uma velocidade de leitura de até 6 GB/s. O QVO não teve as especificações avaliadas, mas sofreria “mais quedas de velocidade e degradação com o tempo”. Mesmo assim, seria melhor que a maioria dos modelos disponíveis atualmente no mercado.

PS5 SSD
SSD do PS5 pode ser o Samsung NVMe QVO 980 (Foto: Let’s Go Digital)

Insiders da indústria apontam há algum tempo que a marca do SSD do PS5 seria da Samsung. A aposta do Let’s Go Digital no QVO se deve simplesmente a seu baixo custo de fabricação. Dessa maneira, a Sony tentaria não repetir o que aconteceu com o PS3, com preço exorbitante nas lojas.