GTA VI recebe belíssimas imagens e detalhes inéditos
Em extensa reportagem na revista Dazed, Rockstar detalha experiência e um pouco do mundo de GTA VI
MeuPlayStation | Tudo sobre PlayStation
Naoki Hamaguchi explica que direção e retenção da equipe foram cruciais para o curto tempo de produção
Final Fantasy VII Revelation marcará o encerramento da trilogia de remakes iniciada em 2020. Embora projetos desse porte normalmente demandem ciclos de desenvolvimento mais longos, a Square Enix conseguirá concluir toda a saga em cerca de sete anos, um feito raro para produções AAA da atual geração.
Em entrevista à Bloomberg, o diretor Naoki Hamaguchi explicou quais fatores permitiram à equipe manter esse ritmo de produção. Segundo ele, a continuidade do time de desenvolvimento foi fundamental para acelerar o trabalho no terceiro capítulo da série.
De acordo com o diretor, cerca de 95% dos profissionais que participaram de Final Fantasy VII Rebirth permaneceram no projeto seguinte, eliminando a necessidade de remontar equipes e redefinir processos internos após o encerramento de cada etapa.
Tivemos uma equipe muito leal. A vantagem disso é que todos naturalmente já sabiam o que precisavam fazer. Na maioria das vezes, na Square Enix, quando o desenvolvimento de um jogo termina, a equipe é simplesmente dissolvida. Mesmo quando precisamos passar para outro projeto, temos que começar tudo do zero, reunindo novamente o time e definindo suas funções. A grande vantagem da série Final Fantasy VII Remake foi que nunca precisamos passar por esse processo. Por isso, a transição foi extremamente rápida.
Hamaguchi também destacou que a visão criativa da trilogia foi estabelecida desde os primeiros estágios de produção. Com objetivos e diretrizes definidos antecipadamente, a equipe conseguiu evitar mudanças significativas de rumo ao longo do desenvolvimento, reduzindo retrabalhos e otimizando o cronograma.
Desde os estágios iniciais, tínhamos uma direção e uma abordagem muito claras para cada um desses títulos. Nunca chegamos a mudar completamente de rumo depois de definir a abordagem que queríamos seguir. Felizmente, a equipe confiou em mim e nas direções que apresentei. Acho que conseguimos construir essa confiança mútua e a determinação de concluir todos esses jogos e levá-los até a linha de chegada. Sou muito grato por acreditarem em mim e por terem estado até o fim ao meu lado.
A trilogia teve início com Final Fantasy VII Remake, lançado em 2020. A expansão Intermission chegou em 2021, enquanto Final Fantasy VII Rebirth foi disponibilizado em 2024. Já Final Fantasy VII Revelation está previsto para estrear no outono brasileiro de 2027.
Mesmo focado na reta final de Final Fantasy VII Revelation, Hamaguchi já projeta os próximos passos de sua carreira. O diretor afirmou que pretende continuar trabalhando com RPGs japoneses após concluir a história de Cloud, Tifa, Aerith e seus companheiros. Saiba mais aqui.
Mais em Notícias
Em extensa reportagem na revista Dazed, Rockstar detalha experiência e um pouco do mundo de GTA VI
A Ubisoft surpreendeu e anunciou Rainbow Six Tactics durante a Opening Night Live da Gamescom 2026.
Aventura coop inspirada em As Mil e Uma Noites terá tapetes voadores e jinns colossais
Crimson Desert é destaque na Opening Night Live 2026
Novo vídeo exibido na gamescom 2026 destaca combates e distorções na realidade
Novo trailer exibido na gamescom 2026 mostra Nova City, Lingyun City, memes, veículos e confirma a estreia para 15 de janeiro.
Capcom revela novos chefes, forma Oni de Musashi e uma segunda missão para a versão demonstrativa do jogo
Trailer apresenta Guinevere e Sir Lancelot, além de revelar Angela Sant'Albano como a nova voz de Gwendolyn
Novo vídeo destaca Cloud, Tifa, Barret e outros personagens antes do encerramento da trilogia de remakes
Nova versão do RPG terá gráficos aprimorados, combate revisado, movimentação mais fluida, expansões inclusas e upgrade gratuito para quem já possui o jogo