Notícias

Square Enix comenta sobre Crisis Core Final Fantasy VII Reunion e Tactics Ogre: Reborn

Do portátil para os consoles, games chegam em novas versões com muitas novidades

por André Custodio
Square Enix comenta sobre Crisis Core Final Fantasy VII Reunion e Tactics Ogre: Reborn

Devs da Square Enix comentaram sobre Crisis Core Final Fantasy VII Reunion e Tactics Ogre: Reborn, em entrevista recente concedida ao PlayStation Blog. Eles trazem detalhes sobre as novas versões dos aclamados games de PSP e revelam como a evolução das tecnologias permitiu a estreia dos títulos nas máquinas atuais.

Segundo o produtor Hiroaki Kato, o desenvolvimento de Final Fantasy XII The Zodiac Age virou a página das intenções da editora. Como o RPG havia apresentado “gráficos, sonoridade, adição de dublagem, sistema de batalha e jogabilidade aprimorados” foi possível aplicar o conhecimento adquirido na “criação de um novo Tactics Ogre”.

Tactics Ogre: Reborn gameplay
Fonte: Square Enix

Apesar de ter sido um desafio implementar novidades como o Chariot Tarot e World Tarot — recursos para retroceder nas batalhas e no progresso —, a sensação de inovação, as músicas orquestradas e outros aspectos técnicos passaram um sentimento de vitória. Para isso, eles lidaram com os pontos fortes e fracos do game, resgatando a profundidade narrativa e a liberdade de gameplay do título original da Square Enix.

A criação de jogos para PS5 é muito diferente quando comparada com o PSP e outros dispositivos móveis. Por exemplo: duas grandes diferenças são a resolução e o tamanho da tela onde o jogo será visualizado. Se pegarmos o Tactics Ogre, vemos que é um jogo com visual em pixel art, então a resolução da tela afeta bastante as coisas. Tivemos que pensar em como aproveitar as melhores características da pixel art enquanto ajustávamos o jogo para as telas de alta resolução de hoje em dia.

Square Enix encontra dificuldades devido às expectativas dos fãs

Segundo a Square Enix, o processo criativo de Crisis Core Final Fantasy VII Reunion deixou altas expectativas devido ao Final Fantasy VII Remake. A produtora Mariko Sato elogia o hardware dos novos consoles e destaca a facilidade de manipular um remaster por meio das especificações mais recentes.

Os jogos que rodam só em plataformas móveis são práticos, já que você pode levá-los a qualquer lugar, mas acabam limitando as especificações que um desenvolvedor tem para trabalhar. Assim, em algum momento do desenvolvimento, você se impõe um limite, para evitar ficar sem rumo pensando: “Poxa, quero muito implementar isso, e também adicionar aquilo…” Essa é a grande diferença entre o desenvolvimento de jogos para console e para o formato portátil.

Apesar disso, não foi fácil manter o alto padrão gráfico, especialmente em relação à parte visual. Inicialmente, a ideia foi preservar os gráficos originais, mas os desenvolvedores acabaram optando por fazer algo semelhante ao remake de Final Fantasy VII — isso exigiu muito tempo para ajustes e alterações.

Crisis Core – Final Fantasy VII Reunion – foi feito de forma que os jogadores da versão original de PSP possam ter uma experiência nostálgica, mas ao mesmo tempo renovada e diferente. Eu diria que vale a pena dar uma chance para o título. Esse jogo também vai permitir que as pessoas curtam o Final Fantasy VII original, o Final Fantasy VII Remake e o futuro Final Fantasy VII Rebirth em um nível mais profundo!

gameplay de Crisis Core Final Fantasy VII Reunion
Fonte: Square Enix

Crisis Core Final Fantasy VII Reunion será lançado em 13 de dezembro para PS4PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC. Tactics Ogre: Reborn chega amanhã (11) ao PS4, PS5, Nintendo Switch e PC.

Não deixe de acompanhar o MeuPS em nosso perfil oficial no TikTok!