Square Enix comenta sobre Crisis Core Final Fantasy VII Reunion e Tactics Ogre: Reborn
Do portátil para os consoles, games chegam em novas versões com muitas novidades
Devs da Square Enix comentaram sobre Crisis Core Final Fantasy VII Reunion e Tactics Ogre: Reborn, em entrevista recente concedida ao PlayStation Blog. Eles trazem detalhes sobre as novas versões dos aclamados games de PSP e revelam como a evolução das tecnologias permitiu a estreia dos títulos nas máquinas atuais.
Segundo o produtor Hiroaki Kato, o desenvolvimento de Final Fantasy XII The Zodiac Age virou a página das intenções da editora. Como o RPG havia apresentado “gráficos, sonoridade, adição de dublagem, sistema de batalha e jogabilidade aprimorados” foi possível aplicar o conhecimento adquirido na “criação de um novo Tactics Ogre”.
Apesar de ter sido um desafio implementar novidades como o Chariot Tarot e World Tarot — recursos para retroceder nas batalhas e no progresso —, a sensação de inovação, as músicas orquestradas e outros aspectos técnicos passaram um sentimento de vitória. Para isso, eles lidaram com os pontos fortes e fracos do game, resgatando a profundidade narrativa e a liberdade de gameplay do título original da Square Enix.
A criação de jogos para PS5 é muito diferente quando comparada com o PSP e outros dispositivos móveis. Por exemplo: duas grandes diferenças são a resolução e o tamanho da tela onde o jogo será visualizado. Se pegarmos o Tactics Ogre, vemos que é um jogo com visual em pixel art, então a resolução da tela afeta bastante as coisas. Tivemos que pensar em como aproveitar as melhores características da pixel art enquanto ajustávamos o jogo para as telas de alta resolução de hoje em dia.
Square Enix encontra dificuldades devido às expectativas dos fãs
Segundo a Square Enix, o processo criativo de Crisis Core Final Fantasy VII Reunion deixou altas expectativas devido ao Final Fantasy VII Remake. A produtora Mariko Sato elogia o hardware dos novos consoles e destaca a facilidade de manipular um remaster por meio das especificações mais recentes.
Os jogos que rodam só em plataformas móveis são práticos, já que você pode levá-los a qualquer lugar, mas acabam limitando as especificações que um desenvolvedor tem para trabalhar. Assim, em algum momento do desenvolvimento, você se impõe um limite, para evitar ficar sem rumo pensando: “Poxa, quero muito implementar isso, e também adicionar aquilo…” Essa é a grande diferença entre o desenvolvimento de jogos para console e para o formato portátil.
Apesar disso, não foi fácil manter o alto padrão gráfico, especialmente em relação à parte visual. Inicialmente, a ideia foi preservar os gráficos originais, mas os desenvolvedores acabaram optando por fazer algo semelhante ao remake de Final Fantasy VII — isso exigiu muito tempo para ajustes e alterações.
Crisis Core – Final Fantasy VII Reunion – foi feito de forma que os jogadores da versão original de PSP possam ter uma experiência nostálgica, mas ao mesmo tempo renovada e diferente. Eu diria que vale a pena dar uma chance para o título. Esse jogo também vai permitir que as pessoas curtam o Final Fantasy VII original, o Final Fantasy VII Remake e o futuro Final Fantasy VII Rebirth em um nível mais profundo!
Crisis Core Final Fantasy VII Reunion será lançado em 13 de dezembro para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC. Tactics Ogre: Reborn chega amanhã (11) ao PS4, PS5, Nintendo Switch e PC.
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