Elogiado por fãs, Spec Ops: The Line não atendeu expectativa de vendas da 2K
Ex-chefe da 2K comenta o que deu errado em relação a Spec Ops e outros projetos da publisher
Em entrevista ao GameSpot, Christoph Hartmann, ex-presidente da 2K Games, comentou sobre alguns fracassos da editora publicados nos últimos anos. Um dos destaques do bate-papo foi o aclamado título “cult” Spec Ops: The Line, que acabou sendo descontinuado por não apresentar bons resultados de vendas e por ter um multiplayer pouco atrativo.
Spec Ops: The Line foi lançado em 2012 como o nono game da franquia Spec Ops. Sob a ótica de um soldado traumatizado pela guerra, o título acompanha um esquadrão enviado para uma operação de resgate em Dubai. Pouco depois dos militares entrarem no país para destruir uma facção de terroristas, as circunstâncias exigem que decisões difíceis sejam tomadas.
Até hoje, o game é lembrado por muitos por ir além de um conceito de guerra. Aqui, há uma forte pegada psicológica onde é apresentada uma realidade crua do conflito, explorando as perdas, os ataques, as marcas e o impacto na vida de todas as pessoas, sejam elas preparadas ou não. Apesar disso, a proposta parece não ter agradado os fãs em seu lançamento.
Hartmann diz que o game tornou-se um fracasso de vendas e não atingiu às expectativas. Na época, seu desenvolvimento foi gerido pelo estúdio alemão Yager, com quem a 2K mantinha relações conflituosas em relação à evolução do projeto. O que era para ser um concorrente de Call of Duty acabou virando um título pouco atrativo, especialmente devido aos componentes online.
“Eu cedi à empresa. Era uma IP que a Take-Two possuía e eles não queriam cancelá-lo. Fizemos um jogo nos moldes de Call of Duty e nos convencemos a dizer: ‘Ei, isso não tanto, então tudo que eu preciso fazer é 10% disso… O vencedor leva tudo em jogos e é isso.
Quando você olha o quanto a EA colocou em ter [Battlefield] lutando contra Call of Duty, eu não sei como a matemática funciona ou não, mas parece uma batalha isso… Por que você iria lutar contra isso?
O atual chefe da Amazon Games reforçou a existência de um multiplayer que não agradou os jogadores. De acordo com ele, a modalidade fugia da temática principal explorada pela campanha de Spec Ops: The Line e parecia fazer parte de outro game.
Spec Ops: The Line, Battleborn e Evolve foram problemáticos
Além de Spec Ops: The Line, outros jogos da 2K não foram bem recebidos. Hartmann menciona Evolve como um game que não saiu da forma certa, pois deveria ser lançado como um free-to-play em vez de um multiplayer com preço cheio. O executivo reforçou uma espécie de falência “iminente” e indica uma forte pressão sofrida para manter o projeto ativo.
Outro jogo comentado por ele foi o multijogador Battleborn. Aqui, a questão não foi o projeto em si, mas sim o timing de lançamento. O jogo teria sido revelado muito cedo e fez os fãs esperarem por quase três anos para seu lançamento. Os erros críticos de marketing e distribuição acabaram resultando no fim definitivo do suporte após cinco anos de atividade.
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