Notícias

Sony revela o design do headset do PlayStation VR2

Segundo a Sony, o modelo foi inspirado pela família de produtos do PS5

por Vinícius Paráboa
Sony revela o design do headset do PlayStation VR2

Na manhã desta terça-feira (22), a Sony finalmente revelou o design do PlayStation VR2. Não só isso, mas a empresa japonesa também trouxe a “imagem final” do modelo do controle “Sense” do dispositivo de realidade virtual.

Em texto no PS Blog, Hideaki Nishino, vice-presidente sênior de experiência em plataformas na PlayStation, explicou que o headset tem um formato parecido com o Sense, similar a um orbe. Segundo ele, “a forma de orbe representa o visual em 360º que os jogadores sentirão ao entrar no mundo de realidade virtual“.

PlayStation VR2 e o controle Sense

Ainda segundo Nishino, o modelo do headset do PlayStation VR2 foi inspirado pela família de produtos do PS5 — realmente dá para notar a similaridade, especialmente com as cores preto e branco. Ele completa da seguinte maneira:

Quando nossa equipe de design criou o PS5, eles também tinham em mente o headset VR, então você notará algumas similaridades no visual e ao senti-lo. O PlayStation 5 tem bordas planas para ser colocado em uma superfície plana, enquanto houve maior ênfase em adicionar um arredondamento no design do PS VR2, pois ele precisa estar em contato com o jogador constantemente — semelhante às bordas arredondadas do DualSense e do headset Pulse 3D.

A Sony ainda garante ter conduzido diversos testes para garantir que o headset ficasse confortável em qualquer pessoa — não importando o tamanho de suas cabeças. O peso do equipamento foi balanceado, enquanto faixa para cabeça será ajustável. Não só isso, mas o escopo do dispositivo também é modificável, ou seja, dará para colocar o visor mais perto ou mais longe do seu rosto.

Mais detalhes do headset do PlayStation VR2

PlayStation VR2 e controle Sense

Hideaki Nishino seguiu explicando as novidades do PlayStation VR2. Segundo ele, o conforto foi melhorado, pois agora há um controle de ajuste de lente, “para que os usuários tenham uma opção extra para corresponder a distância da lente entre os olhos para otimizar sua visão“. Além disso, o design do headset está mais fino e existe um novo motor embutido para o feedback do equipamento.

Por fim, a Sony implementou um design de ventilação no dispositivo. De acordo com Yujin Morisawa, diretor de arte sênior da SIE, essa é sua parte favorita do novo modelo.

Quando comecei a trabalhar no design do headset do PlayStation VR2, uma das áreas em que queria me concentrar era criar uma abertura no headset para deixar o ar sair, semelhante às aberturas no PS5 que permitem fluxo de ar. Nossos engenheiros tiveram essa ideia como uma boa maneira de permitir ventilação e evitar que a lente fique embaçada. No design final, você pode ver que há um pequeno espaço entre a superfície superior e frontal do visor que contém a ventilação integrada.

O PlayStation VR2 incluirá visuais em 4K HDR, rastreamento aprimorado, feedback tátil para o headset e para os controles Sense, além de um cabo único para o jogador poder se conectar aos seus jogos imediatamente.