Notícias

Sony registra patente que sugere melhorias para o desempenho do PS5

Sony poderia usar tecnologia por nuvem ou paralelismo para melhorar o PS5

por Vinícius Paráboa
Sony registra patente que sugere melhorias para o desempenho do PS5

A Sony registrou uma nova patente relacionada ao PS5 junto ao governo norte-americano. O documento sugere que a empresa japonesa já pensa na possibilidade de ampliar as capacidades da GPU e CPU do console next-gen para o futuro. Isso, no entanto, não quer dizer que a companhia vá lançar um novo hardware.

O título da patente é “Console de Games Escalável CPU/GPU para Console e Gaming em Nuvem”. A descrição cita várias informações técnicas, mas basicamente fala sobre trazer melhorias para o videogame.

Agora, como a Sony melhoraria o PS5 sem lançar um hardware? Através de dois caminhos: tecnologia via nuvem ou paralelismo. Na primeira, poderia se contratar um “upgrade” online, para que os próprios computadores da empresa japonesa forneçam um processamento mais robusto para o seu console. Já na outra, o gamer poderia comprar uma GPU e adicioná-la à sua máquina para torná-la mais poderosa.

Claro, são apenas hipóteses. Talvez os planos dos japoneses sejam outros.

Veja a descrição da patente:

Em uma simulação de multi-GPU, o buffer de quadros pode ser implementado por múltiplas GPUs renderizando os quadros de vídeo ou as respectivas partes de cada quadro de vídeo. Uma das GPUs controla a saída de quadros HDMI devido ao recebimento de informações de outras GPUs e à leitura de quadros através de uma porta de saída HDMI fisicamente conectada.

A tecnologia “sistema em um chip” (SoC) se aplicaria a consoles de simulação de vídeo, como consoles de jogos, e em particular um único SoC pode ser fornecido para uma versão “light” do console. SoCs múltiplos seriam usados ​​em uma versão ‘high-end’, com maior capacidade de processamento e armazenamento. O sistema ‘high-end’ também conteria mais memória RAM e outros recursos. Além disso, pode ser usado para uma versão otimizada para nuvem, usando o mesmo chip de console com maior desempenho.

A Sony não revelou oficialmente qualquer plano para melhorar o PS5 ou até lançar outro hardware. Por outro lado, já se sabe que o console next-gen virá inicialmente em duas versões: ‘padrão’ (com um leitor de disco) e ‘digital’ (apenas para mídias digitais).