Notícias

Sony registra patente com foco no multiplayer em “telas de cinema”

Documento com o título “coop local para multijogador massivo para jogos competitivos”

por Jean Azevedo
Sony registra patente com foco no multiplayer em “telas de cinema”

Muitos jogos atualmente contam com propostas multiplayer que não caberiam em apenas um monitor ou TV devido ao número de jogadores. Pensando nisso, a Sony registrou uma tecnologia capaz de atender a uma grande demanda em ambientes competitivos, colocando toda a ação cooperativa e multijogador na tela do cinema.

Um exemplo recente é o torneio Presencial da Arena Champions League de Pro Clubs, modo 11 vs. 11 do FIFA 23, realizado em São Paulo, onde cada jogador tinha seu próprio monitor e apenas um deles transmitia a ação para os narradores comentarem nas transmissões ao vivo. 

Com essa tecnologia coop focada no multiplayer, tudo poderia ser acompanhado em uma única tela. E esse número de 22 jogadores é apenas uma possibilidade. Afinal de contas, a Sony almeja colocar centenas de competidores no mesmo ecrã simultaneamente com esse recurso.

Confira abaixo a descrição obtida no documento enviado ao órgão USPTO, do governo dos EUA:

Uma técnica para escalar jogos de computador cooperativos e competitivos multijogador para dezenas ou centenas de pessoas jogando simultaneamente, por exemplo, em uma sala de cinema. A jogabilidade ocorre na tela gigante na frente do teatro.

Cada pessoa possui um controlador para controlar um personagem ou avatar em um espaço de jogo projetado na tela. Num teatro com cem pessoas sentadas, por exemplo, cem avatares respectivos podem aparecer na tela, cada um controlado por um jogador diferente.

Sony na tela de cinema gameplay coop
(Fonte: SIE)

A Sony pode usar essa tecnologia no futuro?

Claro, é importante ressaltar que o registro desse recurso não garante seu lançamento. Sabemos que a Sony comprou os direitos da EVO, organização focada em jogos de luta competitivos, e isso pode ser útil para eventos como esse.

Portanto, se você ficou animado com essa novidade, é melhor esperar para saber como (e se) a companhia pretende utilizá-la.