Notícias

Sony registra patente estranha de um “robô companheiro de gameplay”

The Robot Companion pode indicar o futuro bem Black Mirror

por Raphael Batista
Sony registra patente estranha de um

A Sony registrou uma patente um tanto quanto inusitada: um companheiro robô gaming (o registro, na verdade, aconteceu faz um tempo, mas só foi descoberto agora). A tecnologia não descreve um parceiro digital, mas funcionaria como um pequeno parceiro físico que assistiria ao jogador enquanto ele se diverte nos games.

De acordo com os registros, o robô seria capaz de detectar os sentimentos do usuário ao passar de um cenário ou ao ser derrotado por um chefão. Assim, a pequena inteligência artificial conseguiria compartilhar as mesmas sensações.

Aparentemente, a patente não seria um recurso essencial para a experiência nos videogames. Na verdade, a tecnologia funcionaria apenas como um dispositivo adicional para quem não tem um companheiro e se sente sozinho na hora do gameplay.

1

2

Uma coisa que chamou a atenção foi justamente o visual do companheiro. Ele parece como uma pequena nuvem ou um bolinho de arroz, depende do ponto vista (ou da fome).

Claro que nem toda patente registrada significa, necessariamente, um lançamento. No entanto, as tecnologias dão uma ideia dos conceitos desenvolvidos e pensados pelas empresas. Um companheiro robótico não é um projeto tão comum na indústria, mas pode indicar como o futuro pode tentar lidar com a solidão.

O que você acha da ideia da Sony? Gostaria de ter um robô para acompanhar nas horas de gameplay, talvez, no PlayStation 5?