Notícias

Sony processa empresa por fabricar controles DualShock falsificados

Sony acusa empresa de concorrência desleal e parasitária

por André Custodio
Sony processa empresa por fabricar controles DualShock falsificados

A Sony está processando uma companhia chamada Crifeir por fabricar controles DualShock falsificados. As alegações afirmam que a empresa está copiando “na íntegra” os periféricos originais e solicitam uma multa diária de R$ 20 mil para cada ato de descumprimento.

Formalizada em 23 de junho e avaliada em R$ 120 mil, a ação é movida tanto pela Sony Interactive Entertainment quanto pela sede brasileira da marca. O caso ocorreu após autoridades alfandegárias reterem quase 60 mil controles falsificados em um carregamento ilegal da Crifeir e aponta uma concorrência desleal por parte da companhia.

De acordo com artigo do Tecnoblog, a empresa está sendo acusada de plagiar “o conjunto-imagem (trade-dress) dos famosos controles de videogame das autoras. Além disso, ela estaria “reproduzindo também as marcas registradas DUALSHOCK e a sequência de símbolos quadrado, xis, círculo e triângulo”. Confira abaixo a imagem do produto:

controle crifair
Fonte: Crifair

Espera-se que a Crifair interrompa imediatamente a fabricação dos controles e sua consequente distribuição no mercado. Com isso, a empresa estaria livre para recriar do zero todo o design do produto e se distanciar da estética do DualShock.

O caso está em tramitação prioritária na 2ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem, em São Paulo.

Sony anuncia controle de PlayStation para iPhone

Em parceria com a empresa Backbone, a Sony anunciou um controle adaptado exclusivo para usuários de iPhone. O Backbone One – PlayStation Edition é licenciado pela marca japonesa e conta com suporte completo aos dispositivos iOS, em um design similar ao do DualSense. Clique aqui para saber mais.

Essa e outras matérias você pode conferir na íntegra através da página oficial do MeuPlayStation no Google Notícias.