Notícias

Sony pode ter seu maior lucro desde 1998: 500 bilhões de ienes

Kaz Hirai está feliz da vida.

por Thiago Barros
Sony pode ter seu maior lucro desde 1998: 500 bilhões de ienes

As ações estão em alta, o ano fiscal até março de 2017 fechou com 19% mais lucro do que o previsto e a previsão é de que a Sony tenha ainda mais motivos para comemorar em breve. Segundo a JP Morgan Chase & Co., empresa especializada neste tipo de análise, a empresa do nosso querido PlayStation deve ter o próximo ano fiscal fechando com cerca de 500 bilhões de ienes de lucro. O que seria a maior marca desde 1998.

Este é o segundo ano consecutivo em que a companhia fecha seu balanço financeiro com lucro operacional superior a 2 bilhões de dólares, o que não ocorria desde 2001. Com um trabalho forte de redução de gastos na divisão de chips e ótima performance em diversas áreas, incluindo a PlayStation, a companhia se posicionou de forma histórica no mercado. Agora fica a expectativa do que está por vir no futuro.

1
PS4 slim, PRO e VR ajudam no sucesso. Fonte: Divulgação.

Na próxima sexta-feira (28), a empresa anunciará sua previsão para o próximo ano fiscal. E, segundo os analistas mais positivistas, a tendência é de que a Sony fale, sim, em algo na casa dos 500 bilhões de ienes, algo que conseguiu da última vez somente em 1998, quando lançou o primeiro PlayStation, com jogos como Metal Gear Solid e Parasite Eve, além da divisão de filmes capitaneada pelo blockbuster Men In Black.

Somente a nível de comparação, no ano fiscal que se encerrou em março desde ano, a empresa fechou com 285 bilhões de ienes de lucro (cerca de 2,6 bilhões de dólares). Ou seja, seria preciso lucrar cerca de 200 bilhões de ienes a mais do que isso nos próximos 12 meses para alcançar a meta. Algo totalmente plausível, segundo os analistas.