Notícias

Sony diz que “verdadeira” intenção da Microsoft é transformá-la em uma Nintendo

Fabricante da PlayStation afirma que intenção da concorrente é deixar a competição de mercado menos eficaz

por André Custodio
Sony diz que

Em resposta a uma declaração da Microsoft sobre outras empresas plataformas prosperarem sem Call of Duty, a Sony emitiu um novo comunicado e acusou a fabricante do Xbox de “ignorar os fatos” da aquisição. Segundo a detentora da PlayStation, a “verdadeira” intenção da concorrente é transformá-la em uma Nintendo e monopolizar os jogos FPS.

A Sony argumenta que a estratégia da Nintendo é diferenciada por apostar em jogos para a família, ou seja, não investir em FPS para maiores como ocorre no PlayStation e no Xbox. Com isso, adquirir a Activision daria uma espécie de propriedade virtual exclusiva da categoria, minimizando a competição nesse departamento.

“A Microsoft afirma que o modelo diferenciado da Nintendo demonstra que o PlayStation não precisa de Call of Duty para competir efetivamente. Mas isso revela sua verdadeira estratégia”, diz o comunicado da SIE (via VGC). “A Microsoft quer que o PlayStation se torne como a Nintendo, para que seja um concorrente menos próximo e eficaz do Xbox.”

imagem promocional de call of duty
Fonte: Activision

Com isso, estima-se que o Xbox seria uma plataforma única para as principais franquias de shooters — Call of Duty, Halo, Gears of War, Doom e Overwatch — e se isentaria de pressões competitivas. Assim, manter a série da Activision, atual líder da categoria, seria “crítico” para a Sony.

Ignorando esses fatos, a Microsoft argumenta que a Nintendo teve sucesso sem acesso ao Call of Duty. Isso perde o ponto. A Decisão identifica um amplo corpo de evidências mostrando que a Nintendo oferece uma experiência diferenciada para Xbox e PlayStation porque está focada em jogos familiares que são muito diferentes de jogos para maiores, como Call of Duty.

Por fim, o documento afirma que a Nintendo “não depende de nenhum conteúdo da Activision Blizzard para competir no mercado”.

Sony afirma que compra da Activision prejudicaria a indústria

Na mesma resposta ao órgão regulador britânico, a Sony afirmou que a aquisição da Activision prejudicaria a participação de estúdios independentes no mercado. O monopólio da publisher e a redução na concorrência impactariam as condições de devs menores em se manterem em serviços por assinatura e aumentaria o preço de seus jogos. Clique aqui para saber mais.

Não deixe de acompanhar as melhores ofertas da Black Friday 2022 no grupo do Meus Descontos!