Notícias

Sony já vendeu 7,8 milhões de PlayStation 5 em todo mundo

PS5 superou o PS4 em seu primeiro ano fiscal

por Daniel dos Reis
Sony já vendeu 7,8 milhões de PlayStation 5 em todo mundo

Mesmo com problemas na reposição dos estoques, o PlayStation 5 vem surpreendo nas vendas. A Sony informou em seu último relatório que já foram vendidas 7,8 milhões de unidades do novo videogame em todo mundo.

Os resultados ficam ainda mais impressionantes quando comparamos com os primeiros meses do PlayStation 4. Até 31 de março de 2014, a empresa japonesa comercializou 7,6 milhões de peças do hardware de oitava geração, quando não havia uma pandemia global e escassez de componentes eletrônicos.

E o próprio PS4 fez bonito ainda em 2020. O console de 2013 alcançou 115,9 milhões de unidades vendidas. Foram 5,8 milhões no último ano fiscal (2020/2021).

Os bons números contribuíram para que a divisão de jogos da gigante japonesa registrasse suas maiores receitas de todos os tempos. Só no ano fiscal de 2020, a PlayStation gerou aproximadamente US$ 25 bilhões em receitas. As vendas de hardware (consoles) representam cerca de 20% deste total, os jogos digitais 21%, os conteúdos adicionais (DLCs e microtransações), impressionantes 34% e periféricos com 6%.

Quem ficou “devendo” mesmo foram os jogos em formato físico. Eles respondem apenas por 5% das receitas da empresa. Curioso, não?

Já os lucros, resultado das receitas menos despesas, ficaram em US$ 3,23 bilhões. Portanto, 2020 foi o ano de maior “caixa” da PlayStation desde 2018.

E os ventos favoráveis ao PlayStation 5 devem continuar soprando nos próximos meses. Grandes estreias como Horizon Forbidden West, Ratchet & Clank, God of War, Gran Turismo 7 e as dezenas de jogos multiplataforma prometem movimentar o mercado.

E você, já embarcou na nova geração ou ainda está observando como tudo se desenrola?