Notícias

Sony já embarcou quase 80 milhões de unidades do PS4; entenda

Embora sejam números pomposos, os gráficos indicam que as vendas de hardware começam a dar sinais de desacelaração.

por Daniel dos Reis
Sony já embarcou quase 80 milhões de unidades do PS4; entenda

A Sony revelou hoje (27) uma compilação com seus resultados financeiros referentes ao ano fiscal de 2017 – encerrado em março de 2018. A empresa explica que no último ano enviou cerca de 19 milhões de unidades do videogame para as lojas, fazendo com que o montante total seja de 79 milhões de unidades do PS4 despachadas.

Embora sejam números pomposos, os gráficos indicam que as vendas de hardware (consoles) começam a dar sinais de desacelaração. Ano a ano as vendas de PS4 vem caindo. Em 2018 a previsão é que sejam enviados às lojas cerca de 16 milhões. O que faria com que, em março de 2018, o montante de aparelhos enviados aos comerciantes seja de 95 milhões de unidades.

Se as vendas de hardware apontam para uma queda, os serviços de rede vem remando em direção oposta, registrando aumentos significativos. No ano fiscal de 2017 a empresa anotou vendas na ordem de 1.943 bilhões de ienes. Um aumento significativo frente aos 1.649 bilhão de ienes de 2016. Entre os fatores para o acréscimo dos números estão as vendas de jogos online, flutuações da taxa de câmbio e aumento no número de assinantes do serviço PlayStation Plus.

Tudo isso fez com que a companhia japonesa tenha catalogado um lucro operacional de 41.9 bilhões de ienes. No entanto, houve também um aumento com despesas gerais e administrativas.

Futuro próximo

A Sony ainda aproveitou a oportunidade para fazer predições para o futuro próximo. Neste ano fiscal corrente (entre abril de 2018 a março de 2019), a previsão é que o total de PS4 enviados às lojas seja próximo a 95 milhões de unidades. O segmento de jogos e serviços deve registrar receitas de 1.9 bilhões de ienes.